Africa Basquetebol

28 abril 2011

ANGOLA : Final four começa sexta-feira

A XXXIII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino entra, a partir de sexta-feira, na fase derradeira com a disputa da Final Four. Nesta etapa, disputada a quatro voltas, a equipa que conquistar o maior número de pontos sagra-se campeã.

O Libolo, vencedor da segunda fase, entra para corrida com um ponto de vantagem sobre as outras três formações, que poderão ser cruciais nas contas finais. Além do troféu de campeão, o vencedor da Final Four será bonificado com 15 mil dólares.

Nesta fase, fora o ponto bonificado conseguido pela formação de Calulo, os resultados das etapas anteriores não têm qualquer validade, por isso as quatro equipas que mais investiram esta temporada estão em condições de conquistar o título.
O Interclube, na teoria, é a menos cotada, tendo em conta a prestação regular, onde, apesar da qualidade que possui no plantel, foi alternando bons e maus momentos. Mas nos últimos confrontos já se mostrou mais determinado e entrosado, tendo garantido duas vitórias importantes (1º de Agosto e Petro de Luanda) e consequentemente qualificação para Final Four.
O Petro de Luanda perdeu na final da Taça de Angola frente ao Libolo e encara o nacional como única oportunidade de conquistar qualquer troféu oficial esta temporada, o que não acontece desde 2007.
Tendo em conta o plantel jovem que possui, o Petro dificilmente vai travar o Libolo e 1º de Agosto, potenciais candidatos à conquista do título. Ainda assim, a possibilidade de ser campeão está em aberto.
O Recreativo do Libolo está moralizado com a conquista, pelo segundo ano consecutivo, da Taça de Angola. Foi a melhor equipa da segunda fase e atravessa bom momento de forma. Tem no plantel o jogador mais regular do campeonato, o norte-americano Reggie Moore, e conta ainda com Olímpio Cipriano, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo, Milton Barros, entre outros.
Nesta fase decisiva, a formação de Calulo vai ter que repetir a proeza da etapa anterior para conquistar o almejado troféu. Para o efeito, terá que, no mínimo, vencer duas vezes o seu principal rival 1º de Agosto e não perder com Petro de Luanda ou Interclube para depender de si.
O 1º de Agosto, na fase anterior, não correspondeu às expectativas, terminando na segunda posição. Mas ainda assim, continua a ser o principal candidato ao título nacional. Possui uma equipa muito experiente, habituada a disputar fases decisivas e com jogadores técnica e tacticamente bem dotados.
Em termos de opções, Luís Magalhães tem mais que os outros três treinadores. As falhas cometidas na etapa anterior, onde eram vistos como favoritos, poderão servir de lição para o conjunto “militar”, detentor do título. Kikas Gomes, Miguel Lutonda, Felizardo Ambrósio e companhia têm a dura missão de recolocar o 1º de Agosto no topo.

A Final Four será disputada no sistema de todos contra todos a quatro voltas.

Calendário da primeira volta:

Dia 29
Libolo X Petro de Luanda
Interclube X 1º de Agosto

Dia 30
Libolo X 1º de Agosto
Petro de Luanda X Interclube

Dia 03 de Maio
Interclube X Libolo
1º de Agosto X Petro de Luanda