Africa Basquetebol

27 abril 2011

ANGOLA : FAB forma monitores em Benguela

Um curso de monitores, que visa formar voluntários em técnicas e tácticas do basquetebol, decorre desde a última quinta-feira, em Benguela, numa promoção da Federação Angolana da Modalidade (FAB).

O curso de 15 dias conta com mais de 40 voluntários. Conhecimentos sobre a terminologia do basquetebol, higiene e saúde no desporto, deficiências associadas ao basquetebol em cadeira de rodas, primeiros socorros no desporto, entre outros, fazem parte do programa.

Durante a formação, ministrada por 10 professores provenientes da capital do país, será ainda realizada uma palestra sobre a carreira de treinador desportivo.
Falando à Angop, o vice-presidente da associação provincial de basquetebol, Júlio Paiva, disse que a instituição está a trabalhar em conjunto com a federação angolana em várias vertentes que o basquetebol exige no lado técnico desportivo, englobando o treinamento, arbitragem, oficiais de mesas, estatísticas e o nutri-desportivo, que é o grau mais alto.
Referiu ainda que, em termos de desporto, qualquer modalidade que queira se cingir por regras e normas deve pautar pela formação das pessoas.
"Precisa-se de quem dá o treino, de quem ajuíza a modalidade e quem dirige. Então, é nesta circunstância que estamos a formar estes elementos que acabam por enriquecer e valorizar aquilo que é o trabalho desportivo", frisou.

Participam professores de educação física, treinadores e atletas.