Africa Basquetebol

28 abril 2011

ANGOLA : Benguela vai acolher encontro nacinal

A cidade de Benguela acolhe, na primeira quinzena de Maio, dois eventos de grande magnitude a nível da “bola ao cesto”, o Primeiro Encontro Nacional e a Assembleia-Geral Ordinária do órgão reitor da modalidade. À semelhança do futebol, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol, liderada por Gustavo da Conceição, vai reunir em 6 de Maio, na cidade de Benguela, a sua família, num conclave que se espera venha a ser bastante concorrido para se debaterem os principais problemas da modalidade e consequentemente encontrarem-se soluções para o seu desenvolvimento harmonioso em todas as províncias.

António Celestino Manuel Sofrimento, secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), disse que a sua direcção tenciona ter na cidade de Benguela cerca de uma centena de convidados.Uma das salas do Palácio Provincial de Benguela acolhe, quer o Primeiro Encontro Nacional, quer a Assembleia-Geral Ordinária da FAB, declarou o dirigente da federação mais titulada do país, a par do andebol, com dez troféus continentais. Nomes como do professor Victorino Cunha, ex-seleccionador nacional dos decacampeões africanos da “bola ao cesto”,.
Raul Duarte, técnico principal do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo, entres outros, nacionais e estrangeiros, preenchem o naipe de prelectores do Primeiro Encontro Nacional de Basquetebol, agendado para o mês do basquetebol. A anteceder o Primeiro Encontro Nacional e a Assembleia-Geral Ordinária, a direcção da FAB realiza, a partir de 1 de Maio, dia mundialmente consagrado ao trabalhador, um curso de dirigentes desportivos que abrange toda a província de Benguela. António Celestino Manuel Sofrimento disse que a acção formativa é extensiva a todas as pessoas interessadas, sejam ou não da província de Benguela.

Está igualmente previsto a realização de um curso para árbitros e estatísticos. Benguela, um dos pólos de desenvolvimento da modalidade, acolhe por esta altura o primeiro curso de monitores da modalidade, com as exigências que a FAB tenciona aplicar nas próximas acções formativas, de acordo ainda com o executivo da federação.

Criação da Liga
vai dominar o conclave

A participação dos clubes na gestão da competição sénior masculina (Criação da Liga), o apoio do Estado no desenvolvimento do desporto, a responsabilidade e posicionamento das diferentes estruturas da FAB e ética no seu inter-relacionamento, a naturalização de atletas/oportunidade ou imperativo do desporto globalizado, o perfil do atleta nacional e a caracterização técnica do basquetebol angolano/seu impacto na competição internacional, entre outros, são os principais temas, a debater no Primeiro Encontro Nacional de Basquetebol.

De entre estes temas, a Criação de uma Liga vai seguramente suscitar acessos debates, já que nos círculos da modalidade há quem defenda que o Campeonato Nacional de Basquetebol em Seniores masculinos (BAI Basket) deve evoluir já para uma Liga.
Para aflorar o tema, a direcção da FAB convidou um especialista português que vai falar sobre a experiência do seu país.
António Celestino Sofrimento Manuel disse que se espera que, neste encontro, a família do basquetebol discuta com toda a frontalidade os problemas que afectam o desenvolvimento da modalidade.

“Queremos que a família do basquetebol discuta os problemas que a modalidade enfrenta e as soluções que se podem encontrar num fórum como este em que a diversidade de opiniões pode trazer à tona contributos importantes para a gestão do basquetebol.
Para isso, a direcção da FAB aprovou uma série de temas que vão desde a parte técnica à de gestão e a interligação que há entre o desporto e outras estruturas que regem a nossa actividade nacional”, asseverou o dirigente federativo. Para tal, garantiu, estão a ser convidados para este Primeiro Encontro Nacional de Basquetebol especialistas ligados a várias áreas do saber.

“Estamos a convidar especialistas, pessoas ligadas a outros ramos de actividade, mas que podem trazer um contributo bom para o basquetebol. Por exemplo, vamos apresentar um tema que é a caracterização do basquetebol angolano e sua inserção na competição internacional e para isso convidamos o professor Victorino Cunha que vai animar o debate. Vamos também falar da naturalização dos atletas e o reflexo disso no desenvolvimento do basquetebol. O orador deste tema é o professor Raul Duarte. Vamos convidar um especialista do Ministério da Justiça que vai igualmente debruçar-se sobre o tema e um especialista do Ministério das Finanças, já que abordaremos também o apoio do Estado no desenvolvimento do desporto”.

Outro tema que vai merecer a atenção dos participantes tem a ver com o relacionamento e a éctica dos agentes ligados ao basquetebol. António Celestino Sofrimento Manuel sublinhou a importância dos agentes saberem estar numa actividade e o que ética “ ensina para que se possa ter um outro tipo de actuação e fundamentalmente a inserção neste mundo desportivo”. MC

Confirmado
Afrobasket para o Madagáscar

Definitivamente, Madagáscar acolhe, em Agosto, o Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo Afrobasket, prova selectiva para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, de acordo com António Celestino Sofrimento Manuel. O executivo recebeu, ontem, a confirmação da Fiba-Afrique, através do secretário administrativo, o marfinense YiraYakoubu. O facto do país organizador possuir apenas uma quadra em condições para a prática da modalidade está a preocupar os responsáveis da Fiba-Afrique, que tencionam alterar os moldes de disputa, ou na pior das hipóteses, reduzir o número de selecções de 16 para 12.

Assembleia Ordinária
promete debate aceso

À margem do Primeiro Encontro Nacional de Basquetebol, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) realiza a 7 de Maio, na cidade de Benguela, a sua Assembleia-Geral Ordinária, para apresentação do relatório de actividades e contas do exercício de 2009 e 2010. O encontro promete acesos debates entre os associados, já que há muito tempo que o órgão reitor da modalidade não realiza o seu conclave. Ao contrário do que tem acontecido nos últimos tempos, a direcção da federação angolana da modalidade decidiu este ano realizar a sua Assembleia-Geral Ordinária fora da capital do país, e a escolha recaiu em Benguela.

A iniciativa enquadra-se no âmbito da descentralização que a FAB tem desenvolvido nos últimos anos, levando actividades relacionadas com a modalidade a outros pontos do país. Espera-se um conclave muito concorrido, tendo acesso à Assembleia-Geral Ordinária as associações provinciais que tenham as suas obrigações associativas em dia, segundo esclareceu António Celestino Sofrimento Manuel.
“Estamos a convidar todos os membros da família do basquetebol, principalmente aqueles que estão em dia com as suas obrigações associativas e vamos fazer com que possamos reunir a nossa Assembleia-Geral Ordinária, onde serão debatidos, de forma restrita, todos os assuntos programados. A federação vai prestar contas, assim como as associações provinciais”, disse.


Nova versão dos Estatutos
é discutida na reunião magna

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol vai aproveitar a realização da Assembleia-Geral Ordinária para apresentar aos seus associados a nova versão dos Estatutos para possíveis discussões. “A federação vai aproveitar a ocasião para também apresentar uma nova versão dos Estatutos, como base. Temos de nos adequar a tudo o que aconteceu no país até agora, desde a aprovação da Constituição, sobre a discussão da lei do desporto. Por isso, há uma série de factores que fazem com que nós, federações, tenhamos que reajustar a forma de nos apresentarmos, para estarmos em conformidade não só com a Constituição mas também com as demais leis”. MC

Huambo
alberga cto central

A província do Huambo vai albergar, de 18 a 20 de Maio, o acto central das actividades alusivas ao Dia Nacional do Basquetebol, que se assinala no dia 18. Está prevista a realização de acções de formação e partidas de basquetebol. “Na semana seguinte teremos as comemorações do Dia Nacional do Basquetebol, cujo acto central decorrerá no Huambo.” Além disso, o programa inclui iniciativas de carácter cultural. MC

Associados
recebem dossiers

Para se evitar qualquer constrangimento, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol fará chegar aos seus associados, nos próximos dias, os documentos que estarão em análise na Assembleia-Geral Ordinária do órgão reitor da modalidade. “Temos praticamente todos os dossiers concluídos e acredito que nos próximos dias, antes mesmo do dia 1 de Maio, os nossos associados terão em sua posse os respectivos documentos, para poderem estar familiarizados com os temas a serem abordados na reunião magna da FAB”, assegurou António Celestino Sofrimento Manuel. MC