Africa Basquetebol

26 abril 2011

ANGOLA : Substituto de Magalhães ainda está engavetado


A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) vai anunciar nos próximos dias o nome do novo seleccionador nacional de seniores masculinos. O facto foi anunciado domingo último aos órgãos de comunicação social pelo presidente da FAB, Gustavo da Conceição, após a finalíssima da 27ª edição da Taça de Angola. Gustavo da Conceição adiantou que a FAB está no mercado, “em contactos com vários treinadores” e assegurou que, “nos próximos dez dias ou antes disso” será dada “uma resposta definitiva à imprensa, à nação e aos amantes do basquetebol” sobre o novo seleccionador.

O número um da FAB disse compreender a preocupação dos amantes da modalidade, mas acrescentou que a direcção da federação também o está e quer resolver a situação de forma positiva e “o mais depressa possível, de formas a que a nossa Selecção Nacional possa encarar a sua responsabilidade com a tranquilidade que lhe devida e na perspectiva de ganharmos mais um título africano”.Questionado sobre o técnico francês Michael Gomes que foi dado como certo nos decacampeões africanos pelo site da Fiba-Afrique, Gustavo da Conceição foi lacónico na sua resposta.

“Os nomes são vossos”, referiu, para acrescentar que, ao nível da federação estão a “estudar os perfis dos vários treinadores que temos na mesa”. A direcção da FAB rescindiu de forma unilateral o contrato com o técnico Luís Magalhães na última semana, por este ter alegadamente violado por várias ocasiões os princípios do acordo. O contracto do treinador que ao serviço da Selecção Nacional conquistou o Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos de 2009, disputado na Líbia, terminaria após o Afrobasket de 2011, que em princípio se vai disputar em Madagáscar.

Essa prova apura o representante africano aos Jogos Olímpicos de Londres’2012. No Campeonato do Mundo de 2010, prova disputado na Turquia, Luís Magalhães não conseguiu manter o nono lugar, tendo o cinco nacional ocupado a 15ª posição, num universo de 24 selecções.

Angolano
pode dirigir a selecção

Depois de, em 2006 e 2007, a Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos ter sido orientada por um angolano, no caso, Alberto de Carvalho “Ginguba”, o cinco nacional pode ser novamente dirigido por um técnico nacional, visando os compromissos que se avizinham nomeadamente o Afrobasket de 2011 e os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Socorrendo-se ao velho adágio popular segundo o qual o segredo é a arma do negócio, o presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Gustavo da Conceição escusou-se a entrar em pormenores sobre o novo seleccionador nacional dos decacampeões africanos.

O Jornal dos Desportos apurou que os angolanos Raul Duarte e José Carlos Guimarães são fortes candidatos para suceder o português Luís Magalhães. Caso a FAB opte por um técnico estrangeiro, este terá de ser um conhecedor profundo do basquetebol angolano e africano, segundo uma fonte da FAB. MC

Programa de preparação
dos decacampeões está traçado

Apesar de até ao momento a direcção da Federação Angolana de Basquetebol não ter anunciado o nome do futuro seleccionador nacional, a sua área técnica de competições trabalha já no programa de preparação dos decacampeões africanos que este ano vão em busca do 11º título continental e do passe de acesso aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. De acordo com Gustavo da Conceição, a área técnica de competições tem praticamente definido o programa de preparação da Selecção Nacional, que deve sofrer alguns reajustes, se o futuro seleccionador assim o entender.

“Temos estado a trabalhar naquilo que será o plano de preparação da Selecção Nacional. Vamos criar as condições necessárias para que a nossa selecção consiga alcançar os objectivos que preconizamos. É evidente que se o futuro seleccionador entender fazer algumas alterações, terá todo o nosso apoio”, asseverou o número um da FAB. MC

Raul aponta
baterias para o BAI Basket

Depois de ter conquistado a Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos pelo segundo ano consecutivo, Raul Duarte, técnico principal do Recreativo do Libolo, aponta agora as baterias para a 33ª edição do Campeonato Nacional, cuja a “Final Four” arranca já nesta sexta-feira. O representante da vila de Calulo conseguiu cumprir o primeiro objectivo da época, que era a reconquista da segunda maior competição da “bola ao cesto” e consequentemente o acesso à terceira edição da Supertaça Compal, prova a ser disputa no país, em 2012.

Apesar de reconhecer o potencial das equipas apuradas para a “Final Four”, Raul Duarte afirmou, domingo último, que a meta passa a ser a conquista do “Nacional”. “Cumprimos o primeiro objectivo, que era manter a Taça de Angola em nosso poder. Vem aí a ‘Final Four’. Queremos estar em grande nesta etapa da prova porque tencionamos conquistar pela primeira vez o Campeonato Nacional, reconhecendo, como é obvio, as dificuldades que iremos encontrar na prova, a julgar pelo potencial das equipas envolvidas”, disse o comandante dos libolenses.