Africa Basquetebol

23 abril 2011

MOÇAMBIQUE : Técnico Nazir Salé deixa Desportivo


APÓS vários anos de glória, coroados com múltiplas conquistas domésticas e internacionais à frente da equipa feminina de basquetebol, o técnico Nazir Salé vai deixar o Desportivo, estando a consumação oficial do facto marcado para segunda-feira, quando a Direcção “alvi-negra” se pronunciar publicamente.

Nazir Salé, ou Nelito, actual campeão nacional, é o único treinador moçambicano com dois títulos africanos conquistados, designadamente em 2007, em Maputo, e em 2008, em Nairobi. Paralelamente, dirigiu a Selecção Nacional, tendo na última campanha, no Afrobásquete Madagáscar-2009, não sido feliz, pois a equipa acabou por se classificar na sexta posição, portanto, longe dos lugares do pódio.

Em relação ao futuro de Nelito, ao que tudo indica, regressa ao Maxaquene, clube onde se iniciou quando chegou à capital do país. Aliás, os “tricolores”, que procuram voltar aos seus tempos áureos, depois de na época transacta terem contado com craques como Nádia Rodrigues, Ondina Nhampossa e Amélia Macamo, deverão este ano se ver reforçadas com Ana Flávia Azinheira e Deolinda Gimo, para além doutras grandes aquisições em perspectiva.

Conhecido com um verdadeiro operário, pela sua forma incansável de trabalhar e devoção ao seu “métier”, Nelito construiu no Desportivo uma equipa também operária e temível internamente, com jogadoras como Valerdina Manhonga, Anabela Cossa, Cátia Halar, Odélia Mafanela, Filomena Micato, Leia Dongue, entre outras que no clube “alvi-negro” se fizeram verdadeiras craques.

21 Comments:

Enviar um comentário

<< Home