Africa Basquetebol

19 agosto 2010

ANGOLA : Carência de jogadores altos dificulta Angola nos mundiais


O director para o basquetebol do 1º de Agosto, Sílvio Lemos, apontou hoje, em Luanda, o reduzido número de atletas com altura acima dos 2,05cm e o porte físico como factores que dificultam a imposição dos angolanos em campeonatos do mundo e jogos olímpicos.

Falando à Angop, o responsável considerou que apesar destes aspectos que muito influenciam pela negativa, os basquetebolistas angolanos possuem características técnicas próprias, que os facilita desdobrarem-se em qualquer circunstâncias de jogo.

Referiu que o país já provou ser uma super-potência no continente (dez títulos africanos) e defendeu a necessidade de se apostar seriamente nos escalões de formação para que no futuro surgem talentos que possam colmatar tal carência.
“Se virmos bem, nalgumas provas, as vezes há possibilidade de vencermos os adversários, jogamos de igual para igual, resistindo ate o último quarto da partida, mas temos pecado na marcação zona devido a baixa estatura”, argumentou.

O ex-jogador do 1º de Agosto e da selecção nacional considerou que para se inverter a situação deve-se fazer um trabalho de base bem dirigido.
Angola participará no mundial da Turquia, previsto para 28 deste mês a 12 de Setembro, juntamente com as selecções da Servia, Jordânia, Alemanha, Argentina e Austrália.
No último mundial realizado em 2006, no Japão, Angola ficou na nona posição.