Africa Basquetebol

21 abril 2010

ANGOLA : Petro verga Interclube pela sexta vez na época

O Atlético Petróleos de Luanda derrotou ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela, pela sexta vez na presente época, o Grupo Desportivo Interclube, por difíceis 93-90, em partida a contar para a primeira jornada do Grupo A do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos. Ao intervalo, os petrolíferos da capital venciam por uma margem confortável de 18 pontos (50-32).

Sem o base norte-americano Curtis Terry e o extremo angolano Victor de Carvalho, primeiro lesionado e segundo adoentado, os petrolíferos da capital dominaram os dois primeiros períodos, fruto da apatia defensiva do seu adversário, que permitia a “violação” constante da sua cesta. No primeiro quarto, onde se registou algum equilíbrio, os vice-campeões nacionais, Atlético Petróleos de Luanda, saíram a vencer por uma margem de sete pontos (23-16).

Com Roberto Fortes e Fernando Albano a destacarem-se nos lançamentos de longa distância, a turma do Eixo-Viário conseguiu dilatar para 18 pontos de diferença no termo do segundo período (50-32).No terceiro quarto, a formação do Interclube melhorou o seu jogo, tanto em termos defensivos, como em termos ofensivos, e conseguiu um parcial de 29-20, perfazendo 70-61 a favor dos vice-campeões nacionais, que se ressentiram da ausência do base norte-americano Curtis Terry.

Os polícias entraram com a mesma disposição no derradeiro período, tendo conseguido anular o jogo ofensivo dos pupilos de Alberto Babo, que só não perderam o desafio por inexperiência dos jogadores do Interclube. Sexto classificado da fase regular, o Interclube converteu 30 pontos no último quarto, contra 23 do seu adversário, que saiu vitorioso por escassos três pontos (93-90). Euclides Camacho (Interclube) e Mário Porter (Petro) foram os melhores marcadores da partida, ambos com 21 pontos. Paulo Santan(Petro) foi o terceiro melhor marcador (20).Francisco Machado (Interclube) e Eduardo Mingas (Petro) foram os melhores ressaltadores com 8 cada.

D´Agosto e Libolo cumprem objectivo

Ainda ontem, para o Grupo A, o Recreativo do Libolo bateu no Pavilhão Principal, o ASA, por 91-79, quando ao intervalo vencia já por oito pontos (52-44).Foi uma partida dominada inteiramente pelo representante da vila de Calulo, que conquistou a sua primeira vitória na fase de Grupos. Já o 1º de Agosto, campeão nacional em título, não teve dificuldades em vergar a formação do Promade Misto de Cabinda, por 116-72.

A formação militar lidera o Grupo A, com 3 pontos, seguido do Libolo e Petro, ambos com dois pontos. Promade e ASA ocupam as posições imediatas, com um ponto cada. Para o Grupo B, a Universidade Lusíada derrotou a formação do Imbondeiro de Viana, por 104-64, ao passo que o Sporting de Luanda vergou o CDUAN, por 66-56. Lusíada e Sporting lideram o Grupo B, com dois pontos cada.
MC

Indisciplina dos jogadores
deixa José Carlos agastado

A falta de profissionalismo de alguns jogadores do Promade Misto de Cabinda tem deixado agastado o técnico José Carlos Guimarães, que prometeu afastar da equipa os atletas que continuarem a demonstrar má conduta. Em declarações ao "Jornal dos Desportos", o técnico da formação nortenha afirmou-se surpreendido com a atitude de alguns atletas que se furtam aos treinos, numa altura em que o governo da província de Cabinda solucionou quase 90 por cento da dívida que tinha para com os atletas e a equipa técnica.

"Numa altura em que o nosso patrocinador conseguiu debelar os nossos problemas de salários - por isso, gostaria de agradecer sua excelência o governador de Cabinda -, alguns atletas estão a pautar-se pela indisciplina. Se a situação se mantiver, terei de afastar estes atletas para não afectarem o grupo", alertou o técnico.
MC

FICHA TÉCNICA

Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, com pouco público, para ver jogar as equipas do Atlético Petróleos de Luanda e Grupo Desportivo Interclube, em partida referente à primeira jornada do Grupo A. Sob arbitragem de Fernando Pacheco "Baganha" e Mbunga Paulo as equipas alinharam e marcaram da seguinte forma:
Atlético Petróleos de Luanda: Eduardo Mingas (13), Braúlio Morais (0), Fernando Abano (8), Roberto Fortes (5), Afonso Rodrigues (6), Paulo Santana (20), Miguel Kiala (2), Francisco Horácio (7), Mário Porter (21), Vladimir Ricardino (0), Hermenegildo Mbunga (11).
Treinador: Alberto Babo.
Interclube: Edson Ferreira (0), Víctor Muzadi (15), Edmundo Ventura (6), Michel dos Santos (1), Jorge Taty (0), Fradderick Gentry (16), Sérgio Correia (0), Yubi Major (4), Francisco Machado (6), Joaquim Xavier (9), Euclides Camacho (21), Simão Panzo (12).
Treinador: João Oliveira.
Marcha do marcador: 23-16, 50-32, 70-61, 93-90.