Africa Basquetebol

18 abril 2010

ANGOLA : Sub-18 acelera preparação para o zonal do Zimbabwe

A pré-selecção nacional de basquetebol feminino em sub-18 entra a partir de amanhã, segunda-feira, na derradeira semana de preparação, tendo em vista a sua participação no zonal de apuramento ao Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, a decorrer de 16 a 24 de Maio, no Zimbabwe.

Exercícios físicos intercalados com exames médicos dominaram a primeira semana de preparação do combinado nacional, liderado superiormente por Hermenegildo Lopes. A partir de amanhã, a pré-selecção nacional vai começar a trabalhar os aspectos técnicos e tácticos com realce para as transições rápidas defesa-ataque. Conquistar um dos passes de acesso à fase final do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol da categoria (Afrobasket), a disputar-se em Julho próximo, na cidade de Cairo, Egipto, constitui prioridade premente do corpo técnico liderado por Hermenegildo Lopes.

Apesar do absentismo que se registou durante a primeira semana de preparação, onde foi notória a ausência da maior parte das pré-convocadas, o seleccionador nacional espera contar com o grosso das atletas chamadas para "operação" Zimbabwe já a partir de amanhã. Hermenegildo Lopes que minimizou a ausência das suas pupilas, por se tratar de atletas estudantes, mostrou-se satisfeito com o desempenho do grupo.

Recorde-se que o zonal do Zimbabwe apura os dois primeiros classificados do referido torneio para a fase final do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol, vulgo Afrobasket, a disputar-se no Cairo, Egipto. Para o zonal de apuramento foram convocadas as seguintes atletas: Maira Manuel, Ana Gonçalves e Merciana Fernandes (Núcleo do Inter de Benguela), Artémis Afonso (Associação de Vagos de Portugal), Madalena Valentim, Helena Veigas e Irina Gabriel (Juventude de Viana), Lizeth Dombele, Luyana Filipe, Victória da Cruz, Helena Francisco, Rosaria Queta e Cristina Matiquiti (1º de Agosto), Elizabeth Mateus e Mavuba Mireille (Interclube).

Época no Huambo está comprometida

A época desportiva para a Associação Provincial de Basquetebol do Huambo está comprometida devido a quebra de uma das tabelas do pavilhão Osvaldo Serra-Van-dunen, o único pavilhão público para prática do basquetebol na província do planalto central. A reportagem do “Jornal dos Desportos” esteve no referido pavilhão e confirmou que uma das tabelas daquele recinto se encontra partida. Informações recolhidas no local dão conta que desde o mês de Fevereiro que a tabela esta partida, e espera por uma intervenção da direcção da Juventude e Desportos, órgão gestor do recinto.

A Associação de Basquetebol do Huambo poderá assim ficar sem organizar as competições agendadas para este ano, já que o pavilhão Osvaldo Serra-Van-dunem é o único na província do Huambo para a prática da modalidade. Enquanto se espera pelo concerto da tabela, a Associação de Basquetebol do Huambo tem agendado para o mês de Junho um curso de formação para árbitros estagiários, oficiais de mesa, estatísticos e treinadores.

Questionado sobre o não cumprimento do calendário desportivo da associação, o secretário-geral, Domingos Malaquias, preferiu não entrar em pormenores, dizendo apenas que a direcção da Juventude e Desportos tudo está a fazer para num curto espaço de tempo dar solução ao caso.