Africa Basquetebol

16 abril 2010

ANGOLA : Interclube pretende forçar finalíssima na Taça de Angola

O Interclube recebe hoje, às 18h00, no pavilhão 22 de Junho, o Petro de Luanda, na partida da segunda-mão dos quartos-de-final da Taça de Angola de basquetebol, em seniores masculinos. Derrotados, terça-feira, na primeira-mão por 103-88, os "polícias" têm ainda esperanças de derrubar os petrolíferos e forçar uma finalíssima.

A equipa da polícia, orientada técnica pelo português João Oliveira, realiza esta manhã a última sessão de treinos, onde vai ensaiar os sistemas a utilizar na partida de mais logo, frente ao finalista vencido da última edição da Taça de Angola. Uma eventual derrota da formação adstrita ao Ministério do Interior, logo mais, deita por terra a pretensão da equipa técnica e jogadores, que tencionam forçar uma finalíssima.

Apesar de reconhecer as potencialidades do seu adversário, João Oliveira, técnico principal do Interclube, afirmou que vão lutar no sentido de vergar a forte formação do Eixo-viário. Curty Terry (base), norte-americano ao serviço do Petro de Luanda, que contraiu uma lesão no joelho esquerdo, no prélio da primeira-mão, está parcialmente recuperado e deve ser uma das apostas de Alberto Babo.

Quem também pretender dar a volta ao resultado da primeira-mão e forçar uma finalíssima é a formação do Promade de Cabinda, que hoje defronta o Recreativo do Libolo, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, no jogo de resposta dos quartos-de-final da segunda maior competição da "bola ao cesto". Na primeira-mão, os pupilos de José Carlos Guimarães perderam diante da formação libolense, por 98-66, em pleno Pavilhão do Cabassango, em Cabinda.

Nas outras duas partidas, o 1º de Agosto, detentor do ceptro, desloca-se à província da Huíla, ao encontro do Desportivo loca, depois de ter batido no jogo da primeira-mão, por 107-45. Já o ASA recebe no seu reduto a formação da Universidade Lusíada de Angola. Na primeira-mão, os aviadores ganharam aos universitários por 91-67.

FAB assegura condições técnicas
para o arranque da fase de Grupos

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) tem todas as condições técnicas e administrativas criadas para que a fase de Grupos do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos decorra sem qualquer sobressaltos, disse o chefe do gabinete técnico e formação daquela instituição.

Sofrimento Manuel "Tungo afirmou que essa fase do Nacional de basquetebol começa na próxima semana, já que nesta fase estão a disputar-se os quartos-de-final da Taça de Angola. O executivo da Federação Angolana de Basquetebol acrescentou que as meias-finais da Taça de Angola disputam-se após o termo da fase de Grupos. MC