Africa Basquetebol

30 abril 2010

ANGOLA : ASA e Interclube disputam última vaga para "final four"

As equipas do Atlético Sport Aviação (ASA) e Interclube disputam sexta-feira (às 18 horas), no pavilhão anexo à Cidadela, a quarta e última vaga para a fase final do campeonato nacional de basquetebol “final four”, em partida da quinta jornada da fase de grupos.

As duas formações têm cinco pontos cada, resultantes de três derrotas e uma vitória e precisam de vencer para garantir presença entre as quatro melhores equipas do campeonato, que este ano se denomina “BAI-BASKET”.
Na presente temporada, o ASA perdeu jogadores fulcrais como Adolfo Quimbamba, Filipe Abraão (transferidos para o 1º de Agosto), Afonso Rodrigues e Quiteculo, actualmente no Petro, mas ganhou os concursos de Lifetu Selengue, Simão Santos (ex-Interclube) e Mayzer Alexandre (ex-1º de Agosto) que, ao lado de José Nascimento, têm sido os abonos do clube.
Contrariamente ao Interclube, a equipa “aviadora” marca regularmente presença na fase final dos nacionais, pois o seu técnico, Carlos Diniz, tem sabido oferecer réplica aos potenciais candidatos ao ceptro, apesar da diferença de planteis.

Por seu turno, os “polícias” têm também o objectivo de atingir o pódio, tendo para o efeito contratado o técnico português José Moniz e os jogadores como Victor Muzadi, Frederick Gentry e Joaquim da Mata, que juntamente com Simão Panzo, Michele Santos e companhia procuram concretizar as pretensões da direcção.
Para chegar ao “sonho” de alcançar o pódio, o Interclube está obrigado a vencer o ASA e de seguida ombrear na final four com o 1º de Agosto, Petro de Luanda e Recreativo do Libolo.
Deste modo, aguarda-se por um jogo bastante equilibrado, no qual o Interclube surge com maiores índices de motivação em relação ao adversário, uma vez que vem de vitória diante do Promade de Cabinda, ao passo que os “aviadores” foram derrotados pelo Petro de Luanda na jornada anterior.
Ainda para a ronda cinco, o 1º de Agosto, qualificado na primeira posição, recebe, no pavilhão do Rio Seco, o Petro de Luanda, também com presença garantida na final four, enquanto o Recreativo do Libolo defronta o Promade de Cabinda na Cidadela.

Classificação
1. 1º de Agosto 9 pontos
2. Libolo 7
3. Petro de Luanda 7
4. ASA 5
5. Interclube 5
6. Promade de Cabinda 4