Africa Basquetebol

24 abril 2010

ANGOLA : Grandes abordam adversários modestos

Ultrapassado o impasse do recinto, Recreativo do Libolo-Interclube, às 16h30, e Petro de Luanda-Promade de Cabinda, às 19h00, disputam hoje, no Pavilhão Anexo II, a terceira jornada da Série A, da fase de grupos da 32ª edição do Campeonato Nacional Seniores Masculinos de Basquetebol, denominado BAI-Basket.
Com o Pavilhão Principal da Cidadela alugado para uma actividade cultural, Libolo e Petro, equipas visitadas, tiveram de arranjar alternativa para receber Inter e Promade, respectivamente.
Para a mesma ronda, mas em condições diferentes, por dispor de campo próprio, o 1º de Agosto recebe no Pavilhão do CODENM, às 18h00, o ASA.
Segundo classificado com 4 pontos, o Libolo, em claro crescendo de forma, não vai certamente facilitar diante do Interclube, equipa que aborda as partidas com os candidatos ao título de forma destemida.
Com as estrelas Carlos Morais e Olímpio Cipriano a cintilar, justificando deste modo o investimento feito na contratação, a equipa da Vila de Calulo, orientada por Raul Duarte, parte como favorita à conquista dos dois pontos. Mas tem de fazer por merecer, entrando forte e sem menosprezar o adversário, quinto na tabela classificativa, com apenas dois pontos.
Terceiro, com três pontos, o Petro de Luanda, moldado à Alberto Babo, tem tarefa mais ou menos facilitada frente ao Promade. Mais fortes competitivamente, os petrolíferos precisam apenas de fazer prevalecer os seus argumentos.
Por sua vez, o 1º de Agosto, líder da prova com 5 pontos, sendo até ao momento o conjunto mais consistente, é o candidato ao título mais evidente. Irregulares, os aviadores terão dois oponentes de peso: suportar a irrequieta claque militar e superar a experiência competitiva dos jogadores rubro e negros.
A jornada disputada na quinta-feira registou os seguintes resultados, no grupo A: 1º de Agosto-Interclube (116-96), Petro de Luanda- Recreativo do Libolo (83-91) e ASA-Promade de Cabinda (91-67).
Para o grupo B, o cartaz reserva para hoje os jogos Universidade Lusíada-Sporting de Luanda, às 16h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, CDUAN-Vila Clotilde, às 16h00, no Pavilhão Anexo II, e Desportivo da Huíla-Embondeiro de Viana, às 18h00, no Pavilhão Nossa Senhora do Monte.