Africa Basquetebol

19 agosto 2009

ANGOLA : Luandenses vibram com chegada dos campeões africanos

As principais artérias da cidade de Luanda, estiveram terça-feira, em Luanda, apinhadas de multidão onde aplaudiram a chegada da selecção nacional de basquetebol sénior masculina pela conquista do décimo campeonato africano de basquetebol, terminado sábado último na cidade de Tripoli (Líbia).

Após a saída do aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, os atletas, equipa técnica bem como dirigentes ligados ao desporto, à política e de outros extractos da sociedade, dirigiram-se ao pavilhão da cidadela desportiva em cortejo, passando por algumas avenidas da capital.

A passeata organizada pelo Movimento Nacional Espontâneo passou pelas Avenidas Revolução de Outubro, Ho-Chi-Min, Largo das Heroínas, zona do José Pirão e Avenida Brasil com destino ao Pavilhão da Cidadela acompanhada por viaturas, motorizadas e bicicletas.

Era visível a satisfação dos participantes que, durante a passeata, utilizavam trajes com cores da bandeira nacional, cornetas e outros meios, expressando contentamento pela conquista da taça de ouro do campeonato africano de basquetebol.

Durante a passeata foi apresentado o troféu continental aos luandenses, feita a partir de uma carripana que transportava os jogadores, devidamente engalanada com as cores da bandeira nacional o (preto, vermelho e amarelo).

Estiveram presentes no aeroporto os ministros da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, dos Transportes, Augusto Tomas da Silva, o Presidente do Tribunal Supremo, Cristiano André, entre outras individualidades.

Angola sagrou-se pela 10ª vez campeã africana da modalidade, ao vencer sábado último a Côte d’Ivoire, por 82-72, na final do Afrobasket2009, realizado de 5 a 15 deste mês na Líbia.