Africa Basquetebol

16 agosto 2009

AFROBASKET 2009 : Luís Magalhães atribui triunfo à solidez defensiva e aos antecessores

O seleccionador nacional, Luís Magalhães, atribuiu à solidez defensiva o triunfo no Afrobasket2009, encerrado sábado na Líbia, com o décimo título continental para Angola, tendo reconhecido mérito nos seus antecessores.

Em declarações à Angop, o técnico que conquistou pela primeira vez um troféu continental a nível de selecções, depois de já ter erguido alguns de clubes, considerou a prova “muito competitiva”, sublinhando que Angola venceu porque “foi a melhor equipa”, destacando a solidez defensiva dos seus pupilos como uma das principais “armas”.

Quanto ao mau início da prova, onde apesar de vencer, as exibições eram menos conseguidas, reafirmou que o importante sempre foi a vitória e não as exibições.

“Os atletas souberam dar resposta às dificuldades que encontrámos (referindo-se ao bom desempenho dos adversários) e foram compensados com o troféu”, salientou.

Afirmou que esta foi a época mais espectacular da sua carreira desportiva e agradeceu à direcção do 1º de Agosto por tê-lo contratado.

“Foi graças a eles que tive visibilidade em Angola e depois de desempenhar bem o meu trabalho fui convidado para dirigir a selecção”, explicou.

Os seus antecessores à frente da selecção nacional, Victorino Cunha, Vlademiro Romero, Mário Palma e Alberto de Carvalho “Ginguba”, foram recordados por Luís Magalhães.

“Foram eles que começaram esta caminhada cheia de títulos por isso o mérito também é deles”, rematou.

O seleccionador nacional de basquetebol dedicou o décimo título africano conquistado por Angola ao povo angolano.

Fez particular referência à população de Cabinda “pelo carinho e apoio antes e durante a prova” que decorreu na Líbia.

Disse que a província de Cabinda, apesar do acidente de viação registado com o “cinco” nacional no início da preparação, foi o local onde ficaram com as melhores recordações e maior apoio.

Reconheceu também o gesto do grupo de apoiantes que foram transmitir o seu calor na partida final, o que o técnico português considera “muito importante” para a conquista do troféu.

Realçou também o empenho da Federação Angolana de Basquetebol pelo nível organizativo que apresentou durante a campanha no Afrobasket Líbia2009.