Africa Basquetebol

18 agosto 2009

ANGOLA : Deca campeões serão recebidos em apoteose

Como já vem sendo hábito, os campeões africanos de basquetebol sénior masculino serão recebidos hoje em apoteose, no país, pela conquista do décimo título na Líbia, em acto organizado pelo Movimento Nacional Espontâneo, Federação da modalidade e Governo da Província de Luanda.

Depois de uma curta passagem por Portugal, onde foi alvo de homenagem por parte da representação diplomática de Angola naquele país europeu, a delegação prevê chegar ao Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, em Luanda, por volta das 18:45 minutos, em voo da Transportadora Aérea Angolana (TAAG).

Empunhando o valioso troféu e com o sentimento do dever cumprido, os atletas e a equipa técnica serão recebidos, segundo apurou a Angop, logo à saída da aeronave com buquê de flores, devendo serem depois encaminhados para uma das salas protocolares para os habituais comprimentos de boas vindas.

Prevê-se na cerimónia as intervenções do Governo da província de Luanda, através da governadora Francisca do Espírito Santo, do ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, do presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Gustavo da Conceição, e do capitão da selecção Carlos Almeida.

A apresentação do cobiçado troféu continental aos demais luandenses, em representação de todo o país, será feita a partir de uma carripana devidamente engalanada com as corres da bandeira nacional: vermelho, amarelo e preto.

Será nesse meio de transporte que a delegação "de ouro" percorrerá em passeata cidade adentro, seguindo pela Avenida Revolução de Outubro, Ho Chi Min, Largo das Heroínas, zona do Zé Pirão, Avenida Brasil e Estádio Nacional da Cidadela.

No maior complexo desportivo do país, onde se situa, além do estádio de futebol, o tradicional pavilhão principal de basquetebol - o "santuário" onde foi conquistado o primeiro título africano (1989) e o nono (2007), vai acontecer a maior manifestação de júbilo.

Ao som da música angolana, associada à dança e outras manifestações de culturais, a população em geral expressará naquele local, nas mais variadas formas, o seu gesto de gratidão aos deca campeões africanos, gritando, bem alto, obrigado pela hegemonia no continente.

Com treinador e alguns pupilos "caloiro" nas lides do basquetebol africano, o combinado nacional venceu na final a Côte d'Ivoire, por 82-72, terminando o campeonato invicto, obra até agora sem igual no continente berço da humanidade a nível da modalidade da bola ao cesto.