Africa Basquetebol

18 agosto 2009

ANGOLA : Carlos Morais considera 10º título momento impar da carreira

O extremo-base da Selecção Nacional de basquetebol Carlos Morais considerou, em Tripoli, de capital importância para a sua carreira a conquista do 10º título africano pelo conjunto angolano, por ter
sido o “principal” responsável pelo feito no jogo da final.

Falando à Angop, na capital líbia, o atleta, de 23 anos de idade (três vezes campeão continental), disse estar a viver um momento impar que nunca apagará na história do basquetebol continental e não só, por alcançar um registo individual
que enche de orgulho a si e ao país, em geral.

“Estou sem palavras para expressar o sentimento de alegria que tenho neste momento, sobretudo por ter sido o melhor marcador da final e eleito o triplista do campeonato, justamente na conquista desse título por todos desejado”, disse.

Acrescentou que a conquista do troféu na Líbia é resultado de um trabalho abnegado de há muitos anos, intensificado nos últimos dois meses e meio, que permitiu provar aos cépticos que o conjunto é capaz de dar ainda mais ganhos ao país, embora esteja a passar por um processo de renovação.

Reconheceu ter sido bastante difícil derrotar a Cote d’Ivoire, que na sua opinião foi um digno vencido que em momento algum baixou a cabeça.

Considerado melhor lançador da linha dos 6,25 cm, Carlos Morais esteve em destaque na 25ª edição do Afrobasket, figurando na 14ª posição do quadro de estatística geral com uma média de 14,7 pontos por jogo, apenas superando no conjunto nacional por Kikas Gomes, 11º com média de 15,3 pontos por partida.

Angola alcançou o seu 10º troféu continental sábado, ao vencer a Côte d’Ivoire, por 82-72, na final do Afrobasket2009, realizado de 5 a 15 deste mês na Líbia.