Africa Basquetebol

02 outubro 2008

MOÇAMBIQUE : LIGA NACIONAL DE BASQUETEBOL - Nacional de Basquetebol: Formações da capital postas à prova no “inferno” beirense

CADA vez mais renhida, a discussão em torno da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom vai fazendo as delícias dos adeptos da bola-ao-cesto, por enquanto, nos dois maiores centros urbanos do país. E quis o destino que, depois de as atenções se terem voltado para Maputo, no pretérito fim-de-semana, desta feita, com uma nova jornada dupla, a visita do líder Desportivo e do campeão Ferroviário ao Chiveve apresenta-se como electrizante, conhecida a forma extraordinariamente fervorosa dos adeptos beirenses, facto que poderá ser aproveitado pelos “locomotivas” locais para se ressarcirem do revés sofrido na capital. Já o Maxaquene e o Costa do Sol estarão menos pressionados na recepção aos representantes de Chimoio e de Quelimane, respectivamente.

Prevendo-se que o Pavilhão dos Desportos da Beira atraia numeroso público, amanhã estarão nas quatro linhas, em primeiro lugar, a partir das 18.00 horas, Desportivo e Ferroviário de Maputo, num encontro entre dois times claramente desnivelados. Depois das duas derrotas na abertura do campeonato, a turma de Carlos Alberto Niquice (Bitcho) procura, perante adversários de menor expressão, devolver a tranquilidade à equipa, a ambição e o instinto matador que sempre a caracterizou, tendo em conta o excelente valor dos seus jogadores.

Deste modo, será inquestionável o triunfo dos “locomotivas” da capital do país, face a um Desportivo da Beira que não consegue se encontrar consigo mesmo, situação que se traduz no facto de ter sido vencido nas quatro partidas que realizou.

A seguir, pelas 20.30 horas, teremos um duelo verdadeiramente de gigantes: Ferroviário da Beira-Desportivo de Maputo. Os verde-e-branco do Chiveve podem considerar-se, de alguma forma, favoritos à conquista dos dois pontos em disputa, pois, para além da determinação dos seus atletas e alguma experiência à mistura, contará com o efervescente público, que nunca se cansa em puxar pelo seu time, que nos dois primeiros encontros disputados naquele recinto somou igual número de vitórias.

No entanto – e é aqui onde reside o busílis da questão – para a sua desgraça, pela frente terá um adversário que superiormente comanda a Liga Nacional de Basquetebol Vodacom. Trata-se dos “alvi-negros” de Carlos Ferro, jovens artistas mas já com um timbre bastante adulto. Irreverentes, primam pelo pragmatismo e seguem à frente com todo o mérito, pelo que enfrentarão os “locomotivas” com a clara intenção de manter o seu estatuto.

Maxaquene e Costa do Sol actuarão em Maputo, mais concretamente no pavilhão do Estrela Vermelha, assistindo-se-lhes todas as probabilidades de ganhar. Os “tricolores” defrontam, às 18.00 horas, o Sport Clube de Chimoio, uma equipa que vem participando com regularidade no Campeonato Nacional de Seniores Masculinos, todavia, incapaz de discutir de peito aberto com os pupilos de Horácio Martins. Estes, que já perderam um jogo, vêem a partida com o representante de Manica como uma soberana oportunidade para darem o salto.

Já os “canarinhos”, a avaliar por aquilo que demonstrou A Politécnica de Quelimane, deverão passar por algumas dificuldades, embora não se coloque em causa a sua grandeza. Os zambezianos estão em crescendo, são determinados e podem realizar uma boa campanha, pelo menos para o seu nível.


CALENDÁRIO DE JOGO


AMANHÃ

Pavilhão do Estrela Vermelha
18.00 – Maxaquene-Sport Clube
20.30 – Costa do Sol-A Politécnica

Pavilhão dos Desportos da Beira
18.00 – Desportivo da Beira-Ferroviário de Maputo
20.30 – Ferroviário da Beira-Desportivo de Maputo

SÁBADO

Pavilhão do Maxaquene
17.00 – Costa do Sol-Sport Clube
19.30 – Maxaquene-A Politécnica

Pavilhão dos Desportos da Beira
17.00 – Desportivo da Beira-Desportivo de Maputo
19.30 – Ferroviário da Beira-Ferroviário de Maputo