Africa Basquetebol

01 outubro 2008

MOÇAMBIQUE : “Africano” de Basquetebol de Sub-18 : Zimbabwe primeiro alvo a abater

O ZIMBABWE será o primeiro adversário da Selecção Nacional Feminina de Sub-18, no Campeonato Africano de Basquetebol, que se realiza de 3 a 12 de Outubro, na capital tunisina, Tunis.

O combinado nacional, que seguiu ontem para aquele país do norte de África, entra nesta prova com elevadas credenciais e por isso um dos sérios candidatos à conquista do título, visto que na última edição ocupou a terceira posição.
Aliás, confiança numa prestação positiva foi um sentimento vincado pelo corpo técnico no decurso da conferência de Imprensa tida lugar ontem na sede da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB).

Moçambique está incluso no Grupo A, onde para além do Zimbabwe, teoricamente um dos “teams” mais fracos da competição, terá pela frente a Tunísia, Costa do Marfim e Uganda, esta última também tida como uma das mais acessível desta série.

Deste leque de selecções, a Tunísia é a mais temida pela turma moçambicana, visto que para além de ser a anfitriã goza de uma enorme tradição na modalidade da bola-ao-cesto.
A Costa do Marfim poderá ser igualmente um adversário a levar a sério, pelo que a luta pelos dois lugares que dão acesso à segunda fase (meias-finais), será, tudo indica, entre três selecções, nomeadamente Moçambique, Tunísia e Costa do Marfim.

O Grupo B, por seu turno, contará com a presença do Mali e Angola, duas fortes aspirantes a erguer o “galardão”. A República Democrática do Congo, Quénia e Guiné-Conacri completam esta série, que se adivinha venha a ser dominada pelas malianas e angolanas. No entanto, as congolesas que têm se exibido a bom nível em todas as provas que participam terão seguramente uma palavra a dizer.

As duas primeiras classificadas apuram-se para o Campeonato do Mundo de Sub-19, que terá lugar próximo ano, em Banguecoque, Tailândia.

ISPU DOMINA CONVOCATÓRIA

O ISPU de Maputo é a equipa que mais atletas cede à Selecção Nacional. Ao todo são seis as convocadas pela dupla técnica Pedro Sitoe e Lucília Caetano. O Ferroviário, que contribui com duas atletas, é a segunda formação em destaque. Maxaquene, Académica, Desportivo e Sport Clube de Chimoio cedem uma cada.

LISTA DA DELEGAÇÃO

ATLETAS – Delmira Castro, Cecília Henriques, Ana Jaime, Benezita Muchanga, Nilza Chiziane e Isabel Saraiva (ISPU); Regina Mahoche e Sandra Mutemba (Ferroviário); Ornélia Mutombene (Maxaquene); Leia Dungue (Desportivo); Rosita Chilengue (Académica) e Ingovilde Mugoda (Sport. Clube do Chimoio).

VICE-PRESIDENTE: Orlando Conde.
COORDENADORA: Vivian Albino.
TREINADOR: Pedro Sitoe (principal) e Lucília Caetano (adjunta).
MASSAGISTA: Raul Cuna.
ÁRBITRO: Artur Bandeira.