Africa Basquetebol

02 outubro 2008

ANGOLA : Raul Duarte almeja sexto lugar para o Libolo

O técnico da recém-formada equipa do Recreativo do Libolo, em basquetebol sénior masculino, Raul Duarte, apontou o sexto lugar no Campeonato Nacional como meta a alcançar na primeira participação.

Em declarações à imprensa, o treinador explicou que o objectivo é formar uma equipa competitiva para discutir o sexto lugar, sem, no entanto, afastar a hipótese de ocupar os lugares cimeiros.
"O objectivo é o sexto lugar e com os jogadores disponíveis é possível alcançar, mas não descartamos os lugares acima", sublinhou.

De acordo com o treinador, o grupo, sem nenhum atleta do Kwanza Sul, vai treinar-se e jogar em Luanda durante o nacional até a próxima temporada, altura em que contará com uma quadra própria na vila de Calulo.

Explicou também que a formação da equipa de basquetebol visa expandir a modalidade na província. Para o efeito, Raul Duarte aclarou que, a médio prazo, serão criados plantéis de formação.
"Primeiro vamos consolidar este grupo, criar infra-estruturas e depois contratar treinadores para trabalharem nas camadas jovens", acrescentou.
Para a estreia na "alta roda" do basquetebol nacional, o Recreativo do Libolo conta com alguns jogadores de renome a nível de selecção, como Gerson Monteiro, Luís Costa (campeões africanos), Domingos Bonifácio, Leonel Paulo (campeões Panafricanos), além de Dilson Camacho e Manuel Mariano, que já representaram o Petro de Luanda.
Quanto ao base norte-americano Shannon Croocks, o técnico disse que deixou de ser prioridade, pois pretende reforçar as posições quatro e cinco (extremo-poste e poste) com jogadores estrangeiros.
Garantiu a contratação de Joseph Dong, atleta tchadiano que já representou o Interclube, revelando a intenção de juntar ao grupo mais um poste e um base.
“Precisamos de reforçar o plantel com mais um base, mas não passa por um jogador estrangeiro porque vamos preencher esta vaga com outras posições”, frisou.