Africa Basquetebol

01 outubro 2008

ANGOLA : Noticias

Com Gustavo Vaz Dias da Conceição à testa, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) reúne-se hoje, quarta-feira, às 18 horas, numa das salas de reuniões das suas instalações, sita no Complexo Desportivo da Cidadela, em Luanda, para abordar o processo preparatório da Assembleia Geral que culminará com a indicação da Comissão Nacional Eleitoral, soube o Jornal dos Desportos de uma fonte ligada ao órgão que tutela a modalidade no país. Segundo a fonte, o conclave que será dirigido pelo presidente de direcção da FAB, Gustavo Vaz Dias da Conceição, que se apresta a terminar o seu mandato de quatro anos, vai entre os assuntos analisar a continuidade ou não do actual homem forte da federação que ontem mesmo tomou posse como deputado pela bancada parlamentar do MPLA. Dado a nova missão que lhe foi atribuído (deputado), Gustavo Vaz Dias da Conceição que é igualmente presidente do Comité Olímpico Angolano (COA) e secretário geral da Associação dos Comités Nacionais Olímpicos Africanos (ACNOA), dificilmente concorrerá para o segundo mandato à frente dos destinos da Federação Angolana de Basquetebol, de acordo com a fonte que vimos citando. Entretanto, entre os membros de direcção existe uma ala que defende a continuidade de Gustavo Vaz Dias da Conceição à frente dos destinos da modalidade, independentemente da função que exerce actualmente, ao passo que há uma outra é de opinião de que o actual presidente de direcção deve abdicar do cargo, ou seja, não concorrer para o próximo pleito eleitoral, que começa a ser preparado no próximo sábado, com a indicação dos membros que farão parte da Comissão Nacional Eleitoral. Por isso, a reunião de hoje é aguardada com bastante expectativa no seio dos membros da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).Quanto à Assembleia Geral marcada para o próximo sábado, dia 4, o secretário-geral da federação angolana da modalidade, António Celestino Sofrimento Manuel, assegurou ao Jornal dos Desportos que tudo está praticamente concluído relativamente à entrega dos dossiers aos associados. Recorde-se que além da indicação dos membros que farão parte da Comissão Nacional Eleitoral que vai conduzir o processo eleitoral, a Assembleia Geral vai ainda fazer a apreciação e aprovação do balanço e contas referentes ao primeiro, segundo e terceiro trimestres de 2008.

Carlos Cunha pode suceder Gustavo Vaz Dias da Conceição

Com a provável “desistência” de Gustavo Vaz Dias da Conceição na corrida para a presidência da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), para o quadriénio 2009/2012, Carlos Manuel Neves da Cunha, actual presidente da Mesa da Assembleia Geral da FAB, deve em princípio candidatar-se ao cadeirão máximo do órgão reitor da modalidade, segundo apurou o Jornal dos Desportos. Caso a proposta tenha anuência dos membros da FAB, o actual homem forte da Mesa da Assembleia Geral será apresentado no próximo sábado, dia 4, em assembleia geral, aos associados como o candidato à presidência da federação. Entretanto, outros nomes são apontados como possíveis candidatos à presidência da FAB. É o caso, por exemplo, do antigo secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) e candidato derrotado no pleito eleitoral de 2004, Albino Bi Figueiredo. Em declarações ao Semanário Angolense, o antigo secretário-geral da FAB afirmou categoricamente que não irá concorrer ao cadeirão máximo da federação contrariando deste modo, as informações que circulam nos bastidores da “bola ao cesto” de que será um dos candidatos. MC

Selecção feminina embarca para Portugal

A Selecção Nacional júnior feminina de basquetebol que projecta a sua participação no Campeonato Africano da categoria, a disputar-se de três a dez do mês em curso, em Túnis, capital da Tunísia, embarca hoje, ao princípio da noite para Lisboa, Portugal, passando por Madrid em trânsito para o palco da competição. Hoje, quarta-feira, no período matinal, as pupilas de Hermenigildo Domingos Peregrino de J. da S. Lopes, realizam a última sessão de treinos na quadra do INEF, antes de embarcarem logo mais para as terras de Camões. No final da sessão, serão eleitas as doze embaixadoras que vão representar o país no Africano da Tunísia.