Africa Basquetebol

07 maio 2008

ANGOLA : Petro de Luanda quebra invencibilidade do 1º de Agosto no Nacional

Depois de 26 vitórias consecutivas no Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, o 1º de Agosto averbou na noite de terça-feira a sua primeira derrota, ao perder, no pavilhão do Rio Seco, frente ao Petro de Luanda por 89-79.

O Petro de Luanda quebrou também um jejum de cinco jogos sem vencer o seu adversário, contando com os dois do Nacional, dois da Taça de Angola e um da Supertaça Wlademiro Romero.

O jogo, que contou para quarta jornada da segunda fase da prova, marcou também a primeira derrota do treinador português Luís Magalhães na liderança da equipa técnica “militar”.

Com esta vitória, os “petrolíferos” somam oito pontos, na primeira posição, e alargam para três a diferença pontual com o seu arqui-rival. O ASA, que também na terça-feira venceu o Promade de Cabinda por 61-60 fica na segunda posição com menos dois que o líder.

O jogo começou equilibrado com o 1º de Agosto a tomar a iniciativa por intermédio de Kikas Gomes que marcou os primeiros pontos da sua equipa. Seguiu-se um período de sucessivos empates (6-6, 18-18, 20-20, 22-22). Mas foram os “rubro-negros” que terminaram o primeiro quarto com uma vantagem de um ponto (23-22).

Ao contrário do primeiro período, o quarto seguinte foi totalmente dominado pelos “militares” que venceram por 24-14, fixando o resultado ao intervalo em 47-37 a seu favor. Miguel Lutonda, com dez pontos, e Rodrigo Mascarenhas com 10 ressaltos eram as principais unidades da formação do “Rio Seco”.

Na ocasião, de acordo a estatística, o 1º de Agosto encontrava-se com uma percentagem de 50 por cento nos lançamentos dos três pontos contra onze do seu adversário.

No segundo tempo, começando do terceiro quarto, os “tricolores” entraram melhor e começaram a dar mostras que o desempenho na etapa inicial não seria decisivo para o resultado final.

O poste Eduardo Mingas começou a evidenciar-se e criou muitas dificuldades aos seus marcadores direito quer a defender como a atacar.

Felizardo Ambrósio e Kikas Gomes, mais altos, foram as duas opções para travar o ex-atleta do Interclube, mas parecia ser “missão impossível”, o possante jogador aumentou mais 12 pontos na sua conta pessoal e bem coadjuvado por Carlos Morais (seis pontos) ajudaram o Petro a vencer o período por 27-18, ficando com uma desvantagem de apenas um ponto no final do terceiro quarto (65-64).

No último período os pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba” jogaram à campeão e viraram o resultado. Tudo começou com um triplo de Victor de Carvalho, deixando a sua equipa em vantagem (65-67). Daí o Petro de Luanda ganhou confiança e foi gerindo a pequena vantagem.

A um minuto e 11 segundos do fim, quando os “petrolíferos” venciam por 83-78, os árbitros assinalam uma falta de Francisco Jordão a Carlos Morais e por este contestar marcam outra técnica. O Petro de Luanda beneficiou de quatro lances livres, por intermédio de Morais que, marcou ampliando a vantagem para nove pontos (87-78).

Estava decidido o encontro, o 1º de Agosto ainda tentou mudar o rumo do acontecimento mais não foi possível e os “tricolores” terminaram o desafio vencendo por 89-79.