Africa Basquetebol

06 maio 2008

ANGOLA : 1º de Agosto e Petro de Luanda disputam hoje sexto jogo da época 2008

As equipas do 1º de Agosto e Petro de Luanda defrontam-se hoje, terça-feira, em partida da quarta jornada da segunda fase do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino.

O desafio, a decorrer no pavilhão do Rio Seco, às 19 horas, será o sexto entre ambas este ano. Os "militares" levam vantagem nos cinco jogos já realizados, alcançando igual número de vitórias. Na primeira e segunda volta do nacional e taça de Angola (73-66, 91-101, 75-80, 74-66), além da Supertaça Wlademiro Romero (71-69).
Entretanto, o confronto entre os dois "colossos" do basquetebol angolano e africano é sempre de resultado imprevisível, os jogadores e equipa técnica ganham uma motivação extra, criando muita expectativa em torno do encontro.
Do lado do 1º de Agosto, a provável integração do base-extremo Mayzer Alexandre, que regressou na terceira jornada (frente ao ASA), depois de mais de um mês parado por lesão, deverá ser a única novidade, ao passo que no Petro de Luanda não se perspectiva qualquer mudança em relação ao último jogo diante do Interclube.

Ainda assim, tendo em conta as opções dos dois técnicos e os números da primeira fase, onde o 1º de Agosto alcançou 24 vitórias em igual número de jogos, os "rubro-negros" são favoritos. Na quadra, o favoritismo poderá se fazer sentir na "luta" em baixo da tabela, onde conta com Kikas Gomes, Fernando Jordão, Felizardo Ambrósio e Rodrigo Mascarenhas.
Já o Petro de Luanda, na referida posição, conta com a minoria em relação ao seu adversário. Victor Muzadi, Eduardo Mingas e Leonel Paulo parecem insuficientes para “duelar” com o quarteto "militar". O reforço Abdel Bouckar continua sem poder jogar.

Equipas prováveis:

1º de Agosto: Mayzer Alexandre, Carlos Almeida, Armando Costa, Olímpio Cipriano, Francisco Jordão, Kikas Gomes, Wlademiro Ricardino, Felizardo Ambrósio, Marques Houtmam, Miguel Lutonda, Rodrigo Mascarenhas, Simão João.

Petro de Luanda: Milton Barros, Shannon Croocks, Carlos Morais, Domingos Bonifácio, Fernando Albano, Francisco Horácio, Victor de Carvalho, Luís Costa, Eduardo Mingas, Victor Muzadi, Leonel Paulo, Joaquim Xavier.