Africa Basquetebol

06 março 2008

ANGOLA : Desportivo da Huíla promove campanha de mini básquete

A equipa técnica do Desportivo da Huí- la em basquetebol, vai nos próximos dias promover uma campanha de mini básquete para os jovens com idades compreendidos entre os 6 aos 12 anos, no sentido de criar paixão no seio dos petizes amantes da modalidade da cidade do Lubango. Esta actividade surge num momento em que o grémio filiado ao Clube Central das Forças Armadas estar com pretensões de constituir para breve as escolas de mini básquete na cidade do Lubango para a captação de novos talentos. Segundo Emanuel Trovoada, técnico principal da equipa sénior masculina de basquetebol do Desportivo da Huíla, um dos objectivos primordiais da realização dessa actividade, é massificar a modalidade nestas paragens, bem como trazer mais gentes as quadras de jogos. “O nosso objectivo, é massificar o basquetebol. Trazer mais gentes aos campos, para que estes ganhem afecto a modalidade”, enfatizou. Os jovens talentos a serem descobertos, serão integrados maioritariamente, num projecto escolar que a própria associação irá criar e outros nas escolas de mini básquete que o clube vai e quer formar brevemente”.“Gostaria de deixar uma mensagem a todos os jovens dos 6 aos 12 anos que estejam interessados em participar, apareçam no Pavilhão do Benfica do Lubango, local escolhido para daqui há quinze dias se efectue a actividade para associar-se com os atletas do CDH e fazer-se algumas brincadeiras de mini básquete”, anunciou. A actividade primeiramente prevista para o sábado passado, foi adiada para daqui a quinze dias devido a ocupação do recinto (pavilhão do Benfica) por um lado, e por outro, o compromisso competitivo que aquela equipa estará engajada esta semana. De salientar que, os principais objectivos da contratação do técnico Emanuel Trovoada, por parte do 1º de Agosto, para além de estar voltada no relançamento do basquetebol nesta província, esta também virada na captação de novos talentos na região sul.

Ausências de equipas de Luanda preocupam dirigentes do Desportivo

“Mais uma vez, voltamos a ver que algumas equipas de Luanda, quando são marcados os jogos na Huíla, não se fazem presente”. Foi desta forma que o responsável pelo Departamento de Basquetebol do Clube Desportivo da Huíla, Nelson dos Santos, exteriorizou o seu descontentamento pela ausência da equipa do Vila Clotilde, domingo passado na cidade do Lubango, num desafio que serviria de acerto ao calendário da primeira jornada do Campeonato Nacional sénior masculino da bola ao cesto. Para Nelson dos Santos, situações do género, têm vindo a criar desmotivações no seio dos atletas que estão há mais de uma semana sem competir e principalmente o corpo técnico que traça um plano de treinamento e quando chega o momento de competição para avaliar os níveis técnicos e competitivos dos seus pupilos, os adversários não comparecem, por razões desconhecidas. “Esta situação, é de lamentar porque nós quando temos jogos fora da cidade do Lubango, preparamo-nos e deslocamo-nos para ir jogar. As equipas de Luanda têm este problema de se deslocarem. Não sei porque. Não temos ainda nenhuma informação com relação a este aspecto nem da equipa nem da federação”, desabafou. Neste sentido, Nelson dos Santos, espera que haja justiça por parte do órgão reitor da modalidade no país em marcar falta de comparência a essas formações, nomeadamente Desportivo da Nocal (jogo referente a 10ª jornada) e Vila Clotilde, ambas de Luanda. GH

1 Comments:

  • realmente e preocupante a actitude destes clubes de luanda deviriam encarar com maior responsablidade as descocaçoes para outras provincias como a da huila isto ter maior respeito pelo trabalho dos outros como ,tecnicos ,diregentes luanda tem perceber que as equipasdas outras provincias de angola tambem fazem um enorme esforço para ir a luanda nimguem e melhor que ninguem em aspectos de que certos responsaveis de clubesde luanda pensam ha que acabar com isso ou se pode desclocar ou nao ,neste caso de nao poder deslocar entao nao se inscrevam no campeonato ha que obedecer a regras . sera que existe regras sobre isto?

    By Anonymous Anónimo, at 25/11/08 18:11  

Enviar um comentário

<< Home