Africa Basquetebol

05 março 2008

ANGOLA : Carlos Almeida oferece 1º troféu a Luís Magalhães

Espectacular! Isso mesmo é o que se pode dizer da partida de ontem, disputada no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em Luanda, onde os contendores foram tão-somente as melhores equipas da actualidade no continente africano e do país, Atlético Petróleos de Luanda e 1º de Agosto que decidiram a XVI edição da Supertaça “Wlademiro Romero”, com vitória a sorrir para os militares que a cinco segundos do final do encontro converteram um lançamento dos seis metros e cinco, que saiu das mãos do internacional angolano Carlos Almeida, fixando o resultado em 71-69.O Atlético Petróleos de Luanda que entrou de forma avassaladora tal como aconteceu no encontro de sábado, deixou escapar a vitória e consequentemente a conquista da sua quinta Supertaça, a escassos cinco segundos do final da partida. Os petrolíferos da capital sempre detiveram o comando das “operações” e tiveram em Carlos Morais, Luís Costa e Víctor Muzadi os grandes obreiros das jogadas ofensivas. 20-19 foi o resultado final durante o primeiro quarto à favor do Atlético Petróleos de Luanda. No segundo período houve um ligeiro ascendente que conseguiu anotar 19 pontos contra 11 dos militares (39-30). Sem Luís Costa que se lesionou a meio do segundo quarto, os petrolíferos da capital começaram a sentir imensas dificuldades no terceiro período fundamentalmente nas acções ofensivas, tendo o Petro perdido por um parcial de 23-14, e o resultado se fixado numa igualdade a 53 pontos. No último quarto, o chamado período da verdade, as duas equipas exibiram-se ao seu melhor nível e a dois minutos do fim a incógnita se mantinha. Com o general Miguel Pontes Lutonda a conduzir as acções ofensivas dos militares, o 1º de Agosto conseguiu reduzir a desvantagem para um ponto (68-69), com um lançamento dos seis metros e vinte cinco de Olímpio Cipriano que de seguida abandonou a quadra por lesão. O Petro falhou o seu ataque e na resposta Carlos Almeida a cinco segundos do final do encontro tratou de fixar o resultado final em 71-69, com um lançamento dos seis metros e vinte e cinco. Em termos de ressaltos houve um certo equilíbrio. Os militares conseguiram 39 contra 34 dos petrolíferos da capital. O trio de arbitragem com um ou outro erro não teve influência no resultado final.
Cipriano, o homem do jogo

O internacional angolano ao serviço do 1º de Agosto, Olímpio Cipriano, foi o cestinha da partida com 23 pontos, em 34 minutos. Cipriano que teve de abandonar a quadra a dois minutos do final da partida por lesão conseguiu ainda dois ressaltos ofensivos e efectuou duas assistências. Carlos Almeida com 12 pontos foi o segundo marcador da sua equipa. Por banda dos Petrolíferos da capital, Carlos Morais destacou-se com 22 pontos ao passo que Víctor Muzadi converteu 16 pontos.
Ficha Técnica

Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em Luanda, com cerca de seis mil espectadores, para ver jogar as equipas do Atlético Petróleos de Luanda e 1º de Agosto, em desafio a contar para a final da Supertaça “Wlademiro Romero”.Sob arbitragem de Carlos Júlio, Fernando Pacheco “Baganha” e António Bernardo, trio de categoria internacional, as equipas alinharam e marcaram da seguinte forma: Atlético Petróleos de Luanda: Eduardo Mingas (11), Luís Costa (0), Carlos Morais (22), Fernando Albano (0 ), Leonel Paulo ( 1 ), Francisco Horácio ( 3 ), Milton Barros (2 ), Vícto de Carvalho (7), Joaquim Xavier ( 0 ), Domingos Bonifácio ( 3 ), Víctor Muzadi ( 16 ).Treinador: Alberto de Carvalho “Ginguba”.1º de Agosto: Amando Costa ( 6 ), Marques Houtman ( 2 ), Olímpio Cipriano ( 23 ), Felizardo Ambrósio ( 4 ), Vladimir Ricardino ( 2 ), Francisco Jordão ( 2 ), Carlos Almeida ( 7 ), Miguel Lutonda (12 ), Rodrigo Mascarenhas ( 9 ), Hermenegildo Santos (0 ), Simão João ( 0 ).Treinador: Luís Magalhães.Marcha do Marcador: 20-19, 39-30, 53-53, 71-69.

Alberto de Carvalho “Ginguba” (Petro)- “Fomos claramente prejudicados”

No final da partida, o técnico principal do Atlético Petróleos de Luanda, Alberto de Carvalho “Ginguba” atirou-se contra o trio de arbitragem constituído por Carlos Júlio, Fernando Pacheco “Baganha” e António Bernardo. “Nós fomos claramente prejudicados. Hoje (ontem) foi tudo contra a nossa equipa….. Está de parabéns o 1º de Agosto porque nos momentos cruciais da partida soube manter a serenidade”.

Luís Magalhães (1º de Agosto)- “Fomos persistentes”

O português ao serviço do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, 1º de Agosto, Luís Magalhães “Papa títulos”, no final do encontro era o homem visivelmente feliz pela conquista do seu primeiro troféu. “Penso que merecemos a vitória porque os meus jogadores foram persistentes. Gostaria de agradecer a direcção do 1º de Agosto e particularmente o seu presidente Raul Hendrick por me ter depositado a confiança para dirigir este grupo maravilhoso de jogadores. aravilhoso de jogadores. Estamos todos de parabéns por termos conquistado a Supertaça”.

Ranking

Com a conquista da XVI edição da Supertaça, o 1º de Agosto elevou para oito troféus na sua galeria, e continua a liderar o ranking, seguido do Petro e do ASA com quatro e três títulos Respectivamente. Acompanhe o quadro geral:

Edição Ano Clube

I................1993..........Petro de Luanda
II.............. 1994.........Petro de Luanda
III..............1995.........Petro de Luanda
IV..............1996.........Petro de Luanda
V...............1997............ASA
VI.............1998............ASA
VII...........1999............ASA
VIII..........2000............1º de Agosto
IX...........2001............1º de Agosto
X...........2002............1º de Agosto
XI........ 2003............1º de Agosto
XII...... 2004............1º de Agosto
XIII.... 2005..........Petro de Luanda
XIV........2006.............1º de Agosto
XV...... 2007.............1º de Agosto
XVI.....2008 ............1º de Agosto