Africa Basquetebol

04 outubro 2007

ANGOLA : Noticias da selecção nacional feminina

A qualificação de Angola para o torneio pré-olímpico mundial, prova a ser disputa em 2008, no mês de Junho em país e data a indicar pela Fiba-Mundo, como resultado da medalha de bronze que conquistou na XX edição do Campeonato Africano de Basquetebol em Seniores Femininos, vulgo Afrobasket, competição que decorreu de 19 a 30 de Setembro, surpreendeu o seleccionador nacional, Aníbal Moreira, que ontem desembarcou com o grupo no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda.
Visivelmente satisfeito com o objectivo cumprido que era de subir ao pódio da XX edição do Africano do Senegal, Aníbal Moreira, seleccionador nacional, mostrou-se mais feliz ainda quando lhe foi informado que Angola estava apurado para o torneio pré-olímpico mundial, face a medalha de bronze que conquistou.
"Muito sinceramente eu e as atletas não sabíamos de facto que a medalha de bronze, ou seja, o terceiro lugar nos apurava para o torneio pré-olímpico mundial. Ainda bem que assim é, porque este grupo de trabalho merece por aquilo que tem feito em prol da modalidade. E aproveitando a vossa presença gostaria de parabenizar as atletas pelo espírito de grupo que demonstraram e muito em particular a Maria Afonso "Manú", que foi incansável durante toda a campanha, desde os Pan-africanos até ao "Africano", facto que fez com que o objectivo fosse preconizado, asseverou Aníbal Moreira.
O técnico principal disse por outro lado, que para o ano que se presta a findar a Selecção Nacional conseguiu cumprir com os objectos traçados.
"Penso que este ano e em função das provas em que estivermos engajados nomeadamente os Jogos Pan-africanos e agora a Campeonato Africano cumprimos cabalmente com os nossos objectivos. Foram duas medalhas de bronze o que revela de facto a força de vontade que este grupo possui".
A ex-internacional angolana Gina de Carvalho, que chefiou a comitiva angolana na XX edição do Campeonato Africano de Basquetebol em Seniores Femininos considerou o terceiro lugar conseguido por Angola como uma grande conquista.
"Para nós esta medalha de bronze sabe a ouro. Foi uma sensação agradável conquistar uma medalha de bronze num pavilhão, onde tive o privilégio de arrebatar a medalha de bronze enquanto fui atleta da selecção nacional", disse.
Recorde-se que Angola e Senegal serão os representantes do continente africano no torneio pré-olímpico.

Maria Afonso "Manú" continua
disponível para o "cinco nacional"


Depois de ter renunciado a camisola da Selecção Nacional, após a conquista da medalha de bronze na XX edição do Campeonato Africano de Basquetebol em Seniores Femininos que decorreu no Senegal, competição vencida pela selecção do Mali, a capitã do "cinco nacional", Maria Afonso "Manú" manifestou ontem logo a sua chegada, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o seu interesse em continuar a representar o país nas mais variadas frentes internacionais.
"Devo dizer que tinha colocado fim à mi-nha carreira ao nível da selecção, exactamente no país onde aconteceu a minha estreia no cinco nacional. Mas agora que sei que com a conquista da medalha de bronze Angola está apurada para o torneio pré-olímpico mundial, gostaria de terminar a minha carreira depois desde ciclo. Portanto, se o técnico me convocar para o torneio pré-olímpico irei responder positivamente a convocatória", assegurou.
Entretanto, caso Angola se apure para os Jogos Olímpicos de Beijing, China, a disputar-se em 2008, Maria Afonso "Manú", de 39 anos de idade, pensa dar por encerrado a sua carreira a nível da Selecção Nacional.
Quem também se mostrou disponível para os compromissos da Selecção Nacional é Irene Guerreiro, que foi a me-lhor cestinha do "cinco nacional" com 88 pontos convertidos. Aos 35 anos de idade, a extremo do Grupo Desportivo Interclube considerou a conquista da medalha de bronze como corolário de todo um trabalho que foi desenvolvendo ao longo da temporada. "Penso que merecemos o terceiro lugar porque durante a campanha fizemos referência que o objectivo era o pódio e felizmente conseguimos cumprir. Quanto ao meu futuro na selecção isto dependerá do treinador, se achar que ainda posso dar o meu contributo à selecção estarei disponível".
MC

“Provincial” de Luanda arranca amanhã

O Campeonato Provincial de Luanda de Basquetebol em Seniores Masculinos arranca amanhã, com a disputa de cinco partidas referentes à primeira jornada, onde o destaque recai para o confronta que aporá o Atlético Sport Aviação ASA ao Atlético Petróleos de Luanda, às 15 horas e trinta minutos, no reduto dos aviadores.
O 1º de Agosto, campeão em título, visitará o Grupo Desportivo da Nocal, às 15H30, o Grupo Desportivo Interclube recebe no seu reduto, às 16 horas, o Grupo Desportivo Imbondeiro de Viana.
O Sporting de Luanda recebe no seu terreno a formação da Universidade Lusíada, ao passo que o Futebol Clube Vila Clotilde recepciona o Cduan.

Aníbal Moreira quer
Manú no torneio pré-olímpico

O seleccionador nacional, Aníbal Moreira espera poder contar com os préstimos de Maria Afonso "Manú" no torneio pré-olímpico mundial a disputar-se em Junho de 2008 em data e país a indicar pelo organismo que tutela a modalidade no mundo, no caso, a Fiba-Mundo.
"A Maria Afonso "Manú" é uma atleta preponderante no grupo e muito sinceramente gostaria de poder contar com ela para esta empreitada. Sabemos que ela já fez o anúncio da sua retirada da Selecção Nacional mas em função deste novo desafio iremos convencer a atleta a reconsiderar a sua posição", disse Aníbal Moreira que se mostrou bastante feliz pelo apuramento de Angola no torneio pré-olímpico mundial.
O seleccionador nacional afirmou que para o torneio pré-olímpico a selecção estará mais forte, com a integração de Bárbara Guimarães, que falhou o "Africano" por razões pessoais, Isabel Francisco e Luísa Macuto que por lesão ficaram afastadas do grupo.
Por seu turno, Astrida Vicente, atleta que foi preponderante nos quartos-de-final, frente à Costa do Marfim, convertendo o lançamento dos três pontos que deu a igualdade a 42 pontos, tendo Angola vencido por escassos dois pontos (44-42), afirmou que Angola irá para esta competição com a mesma determinação ou seja, lutar para estar entre as selecções seleccionáveis para os Jogos Olímpicos de Beijing.