Africa Basquetebol

02 outubro 2007

MOÇAMBIQUE : Campeonato de Seniores Masculinos: Académica mantém presente agradável crista avassaladora

Eis os “estudantes”
Eis os “estudantes”

DECIDIDAMENTE, a Académica acordou para esta prova disposta a baralhar tudo e todos. A uma jornada do final da segunda volta do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo/Aeroportos de Moçambique, em seniores masculinos, a formação treinada por Miguel Guambe já “atirou às cordas” todos os principais candidatos ao título.
Maputo, Terça-Feira, 2 de Outubro de 2007:: Notícias

Depois de o ter feito diante do Ferroviário e do Maxaquene, desta vez, no pretérito, derrubou o líder destacado Desportivo, provando que a sua agradável crista avassaladora se mantém bem presente e com fortes probabilidades de vir a discutir a conquista do certame.

Por aquilo que o quadro nos apresenta actualmente, a terceira volta promete muita emoção e discussão do campeonato até às últimas consequências. Até porque, paralelamente a este aspecto, há a destacar o facto de se lutar pela qualificação para o “Nacional”, marcado para Novembro próximo, na Beira, estando no “ringue” cinco equipas a disputar quatro vagas. Inicialmente, era possível afirmar com propriedade que o triunvirato Desportivo/Maxaquene/Ferroviário tem o apuramento praticamente garantido, enquanto Costa do Sol e Académica lutariam entre si. Porém, neste momento, é preferível esperar pelo desfecho da prova para, definitivamente, se saber quem é quem.

Em mais uma jornada dupla, os “estudantes” não brincaram em serviço. Perante os “alvi-negros”, que seguem determinados no comando, ganharam por 63-62, numa partida que teve tudo o que é necessário na “bola-ao-cesto” para ser considerada de espectacular. Os jogadores de ambos os conjuntos empenharam-se de forma gigantesca à busca do melhor resultado possível, tendo o triunfo sorrido para a Académica por uma margem (apenas um ponto) que ilustra eloquentemente o quão disputadíssimo foi este desafio, que marcou a segunda derrota do Desportivo no campeonato.

No dia anterior, sexta-feira, os novos “arrasadores” tinham vencido tranquilamente o Eagle por 70-33, enquanto os líderes do campeonato haviam batido o Aeroporto pela marca de 63-38.

Nesta jornada, quinta da segunda volta, o encontro de maior cartel colocou frente-a-frente Maxaquene e Costa do Sol, com os “tricolores” vitoriosos por 64-59. Por seu turno, Ferroviário bateu Conseng pela marca de 69-34.

Em relação à penúltima ronda da segunda volta, para além da espectacular partida entre Académica e Desportivo, Maxaquene sobrepôs-se à Conseng por 59-40, Ferroviário e Costa do Sol derrotaram Conseng (80-50) e Eagle.