Africa Basquetebol

01 outubro 2007

ANGOLA : Ex-jogador elogia prestação e indica caminho para o título

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) deve melhorar a competição interna e estimular a criação de novas equipas para pensar na conquista do título africano em sénior feminino, afirmou hoje o ex-jogador da selecção nacional Sílvio Lemos, que considerou positiva a prestação no africano de Dakar (Senegal).

Em declarações à Angop, o actual director para o basquetebol do 1º de Agosto, disse que o órgão reitor da modalidade no país precisa discutir com os clubes a melhor forma de competição interna por forma a torná-la competitiva e com mais qualidade.

Sílvio Lemos diz que o basquetebol feminino precisa de mais investimentos para no próximo Campeonato Africano "lutar" pelo primeiro lugar.

"A FAB tem que criar politicas que incentivam o surgimento de novas equipas e efectuar trabalho de prospecção nas diversas províncias para encontrar jogadoras altas", salientou.

Quanto ao bronze alcançado no africano de Dakar, considerou fruto da aposta da federação na preparação efectuada no Brasil. "A selecção feminina não tem tido uma preparação condigna, desta vez foi diferente e o resultado foi o terceiro lugar", sublinhou, acrescentando que a próxima participação será melhor se a FAB investir.

O percurso da selecção nacional nesta competição começou com quatro vitórias consecutivas (Nigéria, campeã em título, por 53-42, Quénia 62-44, Cabo Verde 66-41 e Camarões 63-38). Depois averbou a primeira derrota, diante da RD Congo por 52-42, no encerramento da primeira fase.

Derrotou nos quartos-de-final a Côte d´Ivoire por 44-42, e perdeu nas meias-finais frente ao Mali por 69-60.

Nas classificativas para a medalha de bronze derrotou Moçambique por 73-58.