ANGOLA : Pupilas de Aníbal Moreira sobem ao pódio no Africano
Depois de uma primeira fase excelente (apesar da derrota com o Congo Democrático), a Selecção Nacional alternou o bom com o mau na segunda fase da competição. Mas ontem, as pupilas de Aníbal Moreira estiveram irrepreensíveis. Cometeram poucos erros com relação aos últimos jogos, souberam aproveitar as falhas e despojaram do pódio a selecção de Moçambique, um conjunto onde sobressaem valores como Clarice Machanguana (a jogadora mais alta), Carla da Silva e Deolinda Ngulela.
Mas a força e o querer de Domitila Ventura, Astrida Vicente, Maria Afonso "Manú", Nacissela Maurício (que mais se destacaram ontem) foi maior para reverter o resultado a favor da selecção angolana.
Angola entrou aguerrida e no final do primeiro quarto vencia já por 12-8. No segundo, Moçambique cometeu muitos erros na defesa (em grande medida devido ao desgaste físico que sofreu um dia antes, quando defrontou o Senegal nas meias-finais) e Angola passou a contar com maior atrevimento da base Domitila Ventura que volta e meia provocava faltas e fazia a equipa jogar. Por este andar, a quatro minutos do fim do segundo período Angola tinha construído já um resultado folgado (28-14), tendo o placard registado uma diferença de 13 pontos (34-21) no final deste.
No terceiro quarto, Angola entrou mal. Falhou cinco ataques seguidos e permitiu à formação oçambicana reduzir a vantagem para cinco pontos. Chegou ate três pontos de diferença mas, a equipa angolana aos poucos ia acertando.
A um minuto do fim do terceiro quarto, a capitã da Selecção Nacional, Maria Afonso "Manú" foi desqualificada com cinco faltas. A baixa preocupou o seleccionador nacional mas não atrapalhou os planos. 49-42 era o resultado no final dos dez minutos de jogo.
O último período foi a consagração da vitória angolana. A um minuto e trinta segundos do fim, a Selecção Nacional de Angola vencia por 65-48 e quando faltavam trinta segundos Aníbal Moreira festejava com o banco a vitória de Angola.
Estava escrito que o terceiro lugar haveria de "falar português" e quis o destino que fosse Angola, que venceu por 73-58.
Aníbal Moreira parabeniza a equipa
O treinador principal da Selecção Nacional realçou o facto desta ser a segunda medalha de bronze conseguida pela selecção este ano e parabenizou a sua equipa, sem esquecer os dirigentes que trabalham para o basquetebol feminino.
"Desde o princípio do ano achamos que tínhamos todas as possibilidades de conseguirmos uma medalha nas competições africanas. Já tínhamos feito isso nos Pan-africanos; conseguimos agora no Campeonato Africano, que é uma prova muito mais dura e muito mais forte. Todas as outras equipas reforçaram-se e
nós com todas as dificuldades conseguimos ganhar", referiu.
Em relação à aposta do presidente da federação de basquetebol na sua pessoa como seleccionador nacional, Aníbal disse: "Está de parabéns toda a gente que trabalha para o feminino, em especial os dirigentes do 1º de Agosto que acreditaram em mim e o presidente da federação que fez uma aposta
desde 2005. A todos eles parabéns e obrigado pelo trabalho que tem sido feito para o basquetebol feminino".
No final o treinador da selecção dedicou a vitória para o Povo Angolano e para toda a gente que trabalha para o basquetebol feminino.
Treinador moçambicano
admite erros defensivos
Com o olhar fixo na festa angolana, no final do jogo o treinador de Moçambique era um homem visivelmente inconformado. Questionado sobre a aposta da sua equipa. Sale N disse que o objectivo era a melhoria ou manutenção do terceiro lugar.
Sobre o desempenho de Moçambique disse: "A equipa entrou com o objectivo de sempre. Angola entrou bem no jogo. Perdemos alguns momentos em que podíamos ombrear. Cometemos alguns erros defensivos e o jogo foi ganho".
África do Sul acolhe
próxima edição
A África do Sul vai acolher em 2009 a 21ª edição do campeonato africano sénior feminino de basquetebol.
Reunido em Dakar, a Fiba África decidiu atribuir a organização do campeonato a África do Sul que nesta edição não se fez presente no Senegal.
Recorde-se que o campeonato africano sénior masculino de 2009 vai disputar-se na Nigéria, conforme decisão da Fiba África tomada em Luanda, por ocasião da realização do afrobasket-2007.
FICHA TÉCNICA
Pavilhão Marius Ndaye, em Dakar Senegal, completamente cheio. Com a arbitragem de Chilif Abdelilah (Marrocos), Boussetta Chahinaz (Marrocos) e Ben Ali Cisse (Côte d’Ivoire) as equipas jogaram da seguinte forma: Moçambique: Valerdina Manhonga (1), Deolinda Ngulela (12), Anabela Cossa (1), Carla da Silva (10), Clarisse Machanguana (10), Nádia Rodrigues (6), Ana Branquinho (3), Aleia Rachide (2), Rute Muianga (3), Nica Gemo (0), Iracema Ndauane (1) e Deolinda Gimo (9).Treinador: Sale N. Angola: Maria Afonso “Manú” (5), Jaquelina Francisco (0), Domitila Ventura (5), Ângela Cardoso (4), Catarina Camufal (2); Sónia Guadalupe (0), Irene Guerreiro (10), Indira José (0), Astrida Vicente (20), Ngiendula Felipe (3), Ernestina Neto (5) e Nacissela Maurício (19).
Treinador: Aníbal Moreira
Resultados parciais: 8-12, 13-22, 21-15 e 16-24.
resultado final: 58-73.
Classificação final
1º - Mali
2 º- Senegal
3 º- Angola
4 º- Moçambique
5 º- Nigéria
6 º- Camarões
7 º-C. Democrático
8 º- Côte d'Ivoire
9 º- Cabo Verde
10º - Madagáscar
11 º- Tunísia
12 º- Quénia
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home