Africa Basquetebol

23 agosto 2007

ANGOLA : Afrobasket incentiva basquetebol de rua

A realização do Grupo “B” do Campeonato Africano de Basquetebol em seniores masculinos, na cidade do Lubango, está a incentivar a reactivação da prática do basquetebol de rua no seio da juventude huilana. Em quase todas as artérias da cidade do Lubango é notório a fixação de tabelas nas árvores e postes de energia à beira da estrada, onde grupos de jovens organizados em equipas, passam parte do seu tempo.
Apesar do aumento da movimentação de veículos automóveis e motociclos que a cidade vai assistindo nos últimos tempos e o impedimento por parte dos órgãos policiais, no sentido de evitar possíveis acidentes na via pública, é grande a persistência dos jovens.
António Abrantes, secretário-geral do núcleo da ABRUA na Huíla, disse a propósito que em tempos idos a prática do basquetebol de rua encontrava-se mergulhada numa certa letargia, mas devido ao Afrobasket verifica-se uma reactivação da mesma.
“A disputa de uma das séries do Afrobasket nesta região, veio relançar o basquetebol de rua. E daqui em diante estaremos em condições de poder materializar com as orientações superiores, que são as de elevar a massificação desta modalidade de forma mais organizada no seio da juventude a nível da província da Huíla e em particular no município do Lubango”, argumentou.
De acordo com o secretário-geral do núcleo da ABRUA na Huíla, o ano passado essa prática era feita por atletas federados, o que dificultava a intenção pela qual se criou o núcleo, que é a de desenvolver e massificar o basquetebol de rua.
“Descobrir os novos talentos nos variados bairros da cidade que no futuro servirão de base de sustentação da modalidade na província em particular e no país no geral, são as nossas metas”, garantiu.
Explicou por outro lado que, daqui em diante vai se colocar a nível dos bairros tabelas de basquetebol para o desenvolvimento da Abrua. Contudo, já contam com um lote de material e bolas para serem distribuídos às equipas a serem constituídas.