Africa Basquetebol

26 agosto 2006

ANGOLA: Técnico angolano fala em espírito de sacrifício contra França

A selecção nacional precisa de ter um grande espírito de sacrifício, como forma ideal para defrontar domingo a França para os oitavos-de-final do Campeonato do Mundo de Basquetebol que decorre no Japão.

Esta é a fórmula que o treinador principal, Alberto de Carvalho "Ginguba", encontrou para a disputa "de mais uma final" a partir das 9h00 de Angola, no Super Arena de Saitama.

Recordando as duas últimas partidas (Espanha e Alemanha), em que os angolanos se sentiram prejudicados pela arbitragem, alertou que se voltar a acontecer, terão de lutar também contra isso.

Caracterizou o adversário como uma equipa "bastante agressiva, muito forte em termos físicos e muito mais pesada que Angola".

O técnico apontou o antídoto para tentar parar o adversário: "vamos tentar equilibrar. Penso que se conseguirmos jogar forte como temos feito ate aqui, temos uma palavra a dizer quanto ao resultado final".

"Com o mesmo espírito de sempre, com grande sacrifício, temos de lutar, ser mais inteligentes do que eles. Temos de impor um ritmo forte, embora saibamos que eles também são rápidos", declarou o técnico que já somou três vitórias na sua estréia a frente da selecção, um recorde, mas que disse acreditar que as coisas não ficarão por aqui.

Angola foi terceira do grupo B preliminar, atrás da Espanha e Alemanha, com duas derrotas consentidas, e a frente da Nova Zelândia, Japão e Panamá.

A França foi a segunda colocada do grupo A, também com duas derrotas, contra a Argentina e o Líbano.