Africa Basquetebol

26 agosto 2006

ANGOLA : Angola prepara candidatura a comissão da FIBA

Angola está a preparar candidatar-se a uma comissão da FIBA no congresso deste organismo, marcado para 28 e 29 deste mês, em Tóquio, em paralelo com as finais do Campeonato do Mundo de Basquetebol Japão-2006.

O presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Gustavo da Conceição, disse à Angop que esta decisão se enquadra no projecto de candidatura da sua direcção, que prevê a inserção nos órgãos de decisão da modalidade em África e no mundo.

Avançou como hipóteses a comissão técnica ou a do basquetebol jovem, mas admitiu que, por uma estratégia de vitória, venham a optar por outra.

Contudo, disse que uma posição definitiva só será tomada após o primeiro dia do congresso, depois de consultados outros membros. A eleição será no segundo e último dia do congresso.

Quanto ao candidato a ocupar pela primeira vez um cargo destes na história do basquetebol de Angola, escusou-se a indicar nome, mas definiu o seu perfil.

"Tem de ser alguém com currículo e um "background" que se possa afirmar. Vamos indicar uma pessoa que esteja a altura dos concorrentes", declarou.

Apesar de a selecção nacional estar a superar-se, Gustavo Conceição não acredita que isso venha a influenciar positivamente numa eventual candidatura.

"Concordo que Angola já não será vista da mesma maneira depois do que tem estado a fazer neste campeonato, isso é um facto. Agora não me parece que haja uma relação directa entre o facto de a selecção nacional ganhar e as possibilidades de Angola ser eleita ou não. Até porque ganhamos há 20 anos e nunca conseguimos meter ninguém na FIBA-África", afirmou.

Enfatizou que a história mostra isso. "Mesmo em África, onde nós é que ganhamos, nunca conseguimos fazer eleger nenhum representante nosso. Perdemos já algumas candidaturas. São os casos da candidatura a presidência, ao basquetebol júnior e a de Vitorino Cunha em 1999. Portanto não há relação nenhuma entre elas".

O sucesso das eleições, na sua opinião, tem muito mais a ver com o perfil do candidato, a forma como ele se apresentar e só um pequeno peso o nome e as vitórias do país.