Africa Basquetebol

23 agosto 2006

ANGOLA : Seleccionador realça atitude dos jogadores

O seleccionador nacional, Alberto de Carvalho Ginguba, disse que a arbitragem cometeu erros que infleunciaram no jogo, mas sente-se orgulhoso pela prestação dos seus jogadores na derrota de hoje ante a Espanha no Mundial de basquetebol Japão`2006.

"Sem tirar o brilho à vitória de Espanha, penso que as equipas chamadas pequenas devem ser mais respeitadas", declarou referindo-se aos árbitros, em conferência de imprensa após a derrota com os espanhois por 83-93, para a quarta jornada do grupo B.

Declarou que se sentiram prejudicados em determinados períodos do jogo pela actuação dos árbitros.

"Sempre que nos aproximavamos da Espanha (os árbitros) cometiam erros que prejudicavam a nossa selecção. Depois, com uma equipa forte como a espanha, tornava-se mais difícil recuperar.

Quanto ao desempenho da equipa, reconheceu o mau começo, que admitiu fosse de nervosismo inicial. Mas referiu que após os primeiros minutos, tudo foi ultrapssado e os angolanos conseguiram equilibrar o jogo.

Enfatizou que em resultados parciais, Angola perdeu o primeiro quarto por uma margem larga (12-25). os outros foram muito equilibrados.

Venceu os dois seguintes (24-21, 21-19 e so claudicou no último (26-28). No entanto, realçou a prestação do seu grupo de trabalho, pela maneira como abordaram o jogo, apesar da superioridade do adversário. Prometeu "a mesma dignidade" contra a Alemanha na quinta-feira, as 05h00 de Angola.

"Este grupo é imprevisível, mostrou que tem carácter e por isso estamos preparados para fazer alguma coisa mais", afirmou o técnico, que reconheceu tratar-se de mais um jogo muito difícil.

Acompanhando o treinador na conferência de imprensa, Joaquim Gomes "Kikas" enfatizou a disposição do grupo em continuar a fazer o seu melhor, antevendo "mais uma partida muito dificil" contra os alemães.

Frisou que pelo facto de já ter jogado naquele país, sabe bem quão díficil será a partida.

Contudo, mostrou-se motivado para repetir a actuação de hoje, em que foi o melhor marcador da equipa com 24 pontos e o líder dos ressaltos com 11.

Por seu lado, Jean Jacques da Conceição, a maior referência do basquetebol nacional, actual vice-presidente da Federacão, afirmou que estava satisfeito com o comportamento do grupo.

"É muito difícil jogar com uma equipa destas. A Espanha e uma forte equipa. A arbitragem influenciou um pouco em alguns lances importantes, mas temos que reconhecer que o adversário é muito forte, esta e que é a verdade", declarou.

Entretanto, destacou a atitude dos jogadores sobretudo mental, que depois de estarem a perder por quase 20 pontos conseguiram recuperar para seis.

Sobre o jogo com a Alemanha, defende que conhecidas que estão as fragilidades da equipa, deve-se lutar contra elas, explorando melhor os seus fortes.

O treinador espanhol, Pepu Hernandez, teceu elogios a prestação de Angola, por obrigado a jogar durante todo o jogo e com alterações no esquema táctico por forma a conseguir manter a vantagem no marcador.

Disse que o seu conjunto foi submetido a um bom teste hoje. Reconheceu que os angolanos estão a crescer de rendimento de jogo para jogo e por isso acredita que quinta-feira irão criar muitas dificuldades a Alemanha.

Quanto a sua formação, já virtual vencedora da serie B, recusou-se a abordar a fase seguinte, afirmando que prefere tratar de um jogo de cada vez e o próximo é o da última jornada contra o anfitrião Japão.