Africa Basquetebol

24 agosto 2006

ANGOLA : Baduna aponta falta de experiência na derrota frente à Alemanha


O extremo do Petro de Luanda Edmar Victoriano "Baduna" apontou a falta de experiência como base da derrota (103-108) da selecção nacional de basquetebol frente à Alemanha, em desafio da quarta jornada do Mundial que decorre no Japão.

Em entrevista à Angop, o basquetebolista, várias vezes campeão africano, disse que o cinco nacional complicou em algumas etapas do jogo, sublinhando que na altura em que os angolanos venciam por três pontos de diferença deveriam cometer falta para beneficiar da posse de bola depois dos lançamentos.

"Depois da reposição de bola da Alemanha, tínhamos que cometer falta antes deles chegarem a nossa tabela e obrigá-los aos dois lances livres", frisou.

"A experiência de alguns jogadores, como Lutonda, era fundamental para aquele jogo, mas ele ficou muito tempo no banco e os outros não conseguiram segurar o resultado", acrescentou.

Ainda assim, considera positiva a prestação de Angola no evento que termina no dia três de Setembro. Disse também que o bom desempenho dos pupilos de Alberto de Carvalho "Ginguba" na competição deve a boa preparação.

"Estamos bem fisicamente, ao contrário de algumas selecções", realçou.

Baduna, que já esteve em três campeonatos do mundo pela selecção angolana, afirmou que a segunda fase será muito complicada para os octocampeões africanos, tendo em conta o facto de muitas equipas começarem a ganhar ritmo competitivo apenas nos últimos jogos da fase inicial e estarem mais fortes agora.

Apontou ainda a Argentina e os Estados Unidos como candidatos a conquista do troféu. Na sua opinião, as duas formações apresentaram até agora o melhor basquetebol da prova.