Africa Basquetebol

07 dezembro 2015

ANGOLA : Campeãs Africanas



Moçambicanas Leia Dongue brilhou na final da Taça dos Clube Campeões Africanos de basquetebol em seniores feminino
Fotografia: José Cola

A equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto destronou o Interclube do título, ao derrotar ontem, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, a arqui-rival por 69-53,  em partida a contar para a final da XXI edição da Taça de Clubes Campeões Africanos. Ao intervalo, a equipa militar vencia já por uma margem confortável de 14 pontos (30-16).

Rigorosas a defender e eficientes no ataque, onde era privilegiada a circulação da bola em todas as áreas de jogo, as pupilas de Jaime Covilhã surpreenderam as polícias, que não conseguiam jogar contra a defesa zona.

Lideradas pela internacional moçambicana Leia Dongue, a equipa militar dominava a seu belo prazer, fundamentalmente, no quarto inicial, onde conseguiu marcar 17 pontos contra apenas cinco da equipa adstrita à Polícia Nacional. A ineficácia do jogo ofensivo das polícias resultou da excelente organização defensiva das militares, ao contrário da adversária que foi "obrigada" a jogar distante da tabela.

No segundo quarto, o Interclube continuava apática, para o desespero do técnico Manuel Sousa "Necas", que foi forçado a mexer sistematicamente na equipa. Quando restavam apenas dois minutos para o termo do segundo período, o Interclube conseguiu com algum sucesso violar a cesta das militares. O 1º de Agosto conseguiu um parcial de 13-11, perfazendo 30-16, ao cabo dos primeiros 20 minutos. Nesta etapa, Leia Dongue tinha marcado já 14 pontos, contra sete da sua companheira de equipa, Isabel Francisco, que liderava de forma competente o jogo ofensivo da formação militar.

No terceiro período, a apatia apoderou-se do 1º de Agosto, ao contrário do Interclube que conseguiu um parcial de 8-0. Nadir Manuel e Itallee Lucas eram as mais inconformadas na equipa da Polícia Nacional. Com Leia Dongue a dominar completamente o jogo interior, a equipa militar conseguiu reagir à recuperação das polícias, tendo fixado o resultado em 50-35, à entrada do quarto derradeiro. A jovem Rosa Gala, com um lançamento a longa distância, fez explodir de alegria a claque militar.

No derradeiro quarto, as militares voltaram a dominar as acções ofensivas, com trio maravilha composto por Leia Dongue, Maimouna Diarra e Isabel Francisco e neutralizarem por completo o jogo ofensivo das polícias. Nos lançamentos a longa distância, a equipa militar conseguiu 31 por cento, contra onze do Interclube. Já nos lançamentos de dois pontos, houve um certo equilíbrio. 1º de Agosto conseguiu  41 por cento, contra 45 do Interclube.

Com 28 pontos, Leia Dongue foi a cestinha da partida, contra 12 e 11 das suas companheiras Maimouna Diarra e Isabel Francisco. Leia Dongue foi ainda a rainha dos ressaltos, com 18 (6/12). No Interclube, Italle Lucas e Nadir Manuel marcaram cada 11 pontos. É a segunda vez que as militares do Rio Seco conquistam o troféu de campeão africana. A primeira vez  ocorreu em 2006.

FICHA TÉCNICA
Pavilhão do Kilamba
Comissário: Irung Justines
Arbitragem: Busseta Chahina, Muchenu Joyce e Zouzou
1º DE AGOSTO: Fineza Eusébio (0), Letícia André (0), Leia Dongue (28), Rosa Gala (5), Isabel Francisco (11), Índira José (0), Sónia Guadalupe (3), Luisa Tomás (0), Nacissela Maurício (5), Ana Goncalves (5), Marinela Muxiri (0), Maimouna Diarra (12).
Treinador: Jaime Covilhã 
INTERCLUBE: Catarina Camufal (7), Itallee Lucas (11), Mereciana Fernandes (0), Rosemira Daniel (3), Sequoia Holmes (9), Angela Cardoso (0), Nadir Manuel (11), Felizarda Jorge (3), Angelina Golome (2), Ngiendula Filipe (4), Elsa Eduardo (0), Breanna Salley (3).
Treinador: Manuel S. "Necas"
 Marcha do marcador: 17-5, 30-16, 50-35, 69-53

DISTINÇÃO
Leia Dongue eleita a MVP


A moçambicana Leia Dongue, da formação do 1º de Agosto, foi eleita ontem a MVP (Jogadora Mais Valiosa) da XXI edição da Taça de Clubes Campeões Africanos da basquetebol em seniores feminino, competição que encerrou, ontem, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, com a consagração da equipa militar.
Leia Dongue fez parte do cinco ideal da competição, juntamente com Italle Lucas, norte-americana naturalizada angolana, moçambicana Ana Suzana Jaime, queniana Sara Cha e da senegalesa Maimouna Diarra, que representa as cores do 1º de Agosto. Ana Suzana Jaime foi a melhor triplista, ao passo que a queniana Sara Cha foi a melhor marcadora da XXI edição da Taça de Clubes Campeões Africano da "bola ao cesto".

CLASSIFICAÇÃO

1º 1º de Agosto
2º  Interclube
3º  Ferroviário Maputo
4º  First Bank da Nigéria
5º  Dolphins da Nigéria
6º  INSS da RDC
7º  INSJ dos Camarões
8º  Radi da RDC
9º  Berco Stars Burundi
10º USIU do Quénia
11º KCCA do Uganda
12º Maculusso

PALMARÉS
Interclube domina


Com quatro troféus continentais conquistados, a formação do Grupo Desportivo Interclube lidera o ranking africano da Taça dos Clubes Campeões Africanos. Nas posições imediatas estão o Desportivo de Maputo e DUC do Senegal, ambas com três títulos ganhos cada.

EDIÇÃO                        PAÍS                             VENCEDOR
I                                 Senegal                    ASCC do Senegal
II                               C.Marfim                 BC Toubillon  do Zaire
III                              (Zaire)                       BC Toubillon
VI                            Moçambique                Maxaquene de Maputo
V                               Senegal                     DUC do Senegal
VI                              Tunísia                      Stad da Tunísia
VII                             Senegal                    DUC do Senegal
VIII                            Senegal                    DUC do Senegal
IX                              C. Marfim               Académica de Maputo
X                           Moçambique               First Bank da Nigéria
XI                                Mali                   Djoliba do Mali
XII                            Gabão                  1º de Agosto de Angola
XIIII                       Moçambique               Desportivo de Maputo
XIV                             Quénia                   Desportivo de Maputo
XV                               Benin                   First Bank da Nigéria
XVI                             Tunísia                   Interclube de Angola
XVII                            Nigéria                   Interclube de Angola
XVIII                         C.Marfim               Desportivo de Maputo
XIX                           Marrocos               Interclube de Angola
XX                            Tunísia                   Interclube de Angola
XXI                           Luanda              1º de Agosto de Angola


PÓDIO
Ferroviário de Maputo arrebata bronze

A formação do Ferroviário de Maputo conquistou a medalha de bronze, ao derrotar ontem, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, o First Bank da Nigéria por 54-71, em partida a contar para as classificativas do terceiro e quarto lugares da XXI edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores feminino.

Depois de terem sido derrotadas nas meias-finais, pela formação do Intreclube, por 51-70, as moçambicanas conseguiram anular por completo as acções ofensivas das nigerianas, que diga-se, estiveram muito aquém do seu potencial. O Ferroviário de Maputo assumiu a partida desde o minuto um do quarto inicial até ao apito final. As moçambicanas venceram o quarto inicial por uma margem de cinco pontos de diferença (15-10).

As irmãs do Índico mantiveram o comando das operações no segundo quarto, tendo dilatado a margem pontual para sete, ao fim do segundo período (30-23).
Para não variar, as moçambicanas voltaram a assumir o comando das operações nos últimos dois quartos, onde era privilegiado o jogo interior. As nigerianas ainda tentaram despertar no terceiro período, com lançamentos a longa distância, mas, rapidamente, o Ferroviário de Maputo acertou a sua defesa, dificultando as acções da sua opositora que se rendeu à superioridade das moçambicanas. Ana Suzana Jaime, com 16 pontos, foi a cestinha da partida, seguida pelas suas companheiras Ingvild Mucaura e Ornélia Mutombene, com 13 e 12 pontos respectivamente.

Upe Atosu e Priscilla Udeaja estiveram em grande destaque no First Bank da Nigéria, ao marcarem 13 pontos cada. Ainda ontem, para as classificativas do quinto e sexto lugares, o Dolphins da Nigéria venceu o INSS da República Democrática do Congo, por 59-52, ao passo que o INJS dos Camarões vergou o Radi da RDC, por 58-53, para as classificativas do sétimo e oitavo lugares da XXI edição da Taça de Clubes Campeões Africanos da "bola ao  cesto".                    
M.C