Africa Basquetebol

16 julho 2014

ANGOLA : Selecções aprimoram o físico



Leandro da Conceição quando executava um dos exercícios na primeira sessão de treinos que decorreu no Pavilhão Victorino Cunha
Fotografia: M. Machangomgo
As Selecções Nacionais de basquetebol em seniores masculinos (A e B) que projectam a Copa do Mundo de Espanha e a Taça Borislav Stankovic (China), voltam a aprimorar hoje a componente física, no período da manhã.Caso haja indisponibilidade do Estádio dos Coqueiros, as duas selecções nacionais voltam a trabalhar esta manhã, a partir das 10h00, no Pavilhão Victorino Cunha, recinto que acolheu a primeira sessão de treinos.Para o Estádio dos Coqueiros estão previstas  baterias de 100, 200, 400, 800 e 1500 metros. Tal como ontem, as duas selecções vão ter duas sessões de treinos, sendo a primeira às 10h00 e a outra às 17h00.
Durante a semana, as duas selecções vão continuar a aprimorar a vertente física, sem descurar os aspectos técnicos e tácticos, de acordo com Paulo Macedo, técnico que vai conduzir a Selecção A que  disputa  a 17.ª edição da Copa do Mundo de Espanha.Ontem, dia que marcou o início dos trabalhos de preparação das duas selecções que arquitectam os respectivos compromissos internacionais, a sessão de treinos do período da manhã esteve virada para a parte física. Paulo Macedo e Emanuel Trovoada decidiram  unir os dois grupos que sob "liderança" do preparador físico, Pedro dos Santos, avaliaram a componente física dos integrantes das duas selecções.Deslizamento defensivo bem como a recuperação defensiva dominaram a primeira sessão de treinos de ontem, que terminou com baterias de abdominais.Algumas ausências marcaram o começo dos trabalhos da Selecção Nacional A, com realce para o extremo base Carlos Morais, MVP (Jogador Mais Valioso) da última edição do Campeonato Africano das Nações, para além do extremo Reggie Moore.
Carlos Morais solicitou dispensa, em virtude de estar a terminar o seu tratamento, ao passo que Reggie Moore não apresentou qualquer justificação. A resposta dado pelos jogadores deixou satisfeito o seleccionador nacional, Paulo Macedo."Penso que os jogadores deram uma boa resposta, apesar de estarem a chegar de férias.Vamos continuar a aprimorar a vertente física sem descurar, como é evidente, os aspectos técnicos e tácticos", asseverou o seleccionador nacional que vai estar desprovido do poste Felizardo Ambrósio "Miller" para a campanha da Copa do Mundo, em virtude de estar a recuperar de uma lesão num dos joelhos.O treino conjunto contou com a participação de 19 jogadores, nomeadamente, Milton Barros, Armando Costa, Braúlio Morais, Hermenegildo Santos, Islando Manuel, Edson Ndoniema, Edmir Lucas, Leandro Conceição, Yanick Moreira, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas, Mutu Fonseca, Johne Pedro, Joaquim Gomes "Kikas", Hermenegildo Mbunga, André Miguel, Valdelício Joaquim, Adilson Ramos e António Machiapa.

CHAMADA
Johne Pedro substitui "Miller"

O poste Johne Pedro vai ocupar o lugar deixado pelo tricampeão africano, Felizardo Ambrósio "Miller", que falha a campanha para a Copa do Mundo de Espanha, de 30 de Agosto a 14 de Setembro do ano em curso, devido a  lesão num dos joelhos. O facto foi revelado ontem pelo seleccionador nacional, Paulo Macedo, logo após a primeira sessão de treinos realizado no Pavilhão Victorino Cunha."Felizardo Ambrósio não vai fazer parte desta campanha, em virtude de o jogador ter solicitado dispensa para tratar da sua lesão. A direcção da federação e a equipa técnica decidimos liberar o jovem jogador porque queremos continuar a contar com ele para futuros compromissos", assegurou Paulo Macedo.
Johne Pedro torna-s, deste modo, no quinto jogador cadastrado para a Taça Borislav Stankovic e que faz parte do grupo que projecta a campanha para a Copa do Mundo de Espanha. Filho do antigo internacional Adriano Baião fez igualmente parte da selecção que disputou o Torneio Internacional de Alexandria, Egipto, prova em que o combinado nacional ocupou o segundo lugar.Para a campanha da Copa do Mundo, Paulo Macedo "notificou" os seguintes atletas: Armando Costa, Hermenegildo Santos, Edmir Lucas, Edson Ndoniema, Reggie Moore, Johne Pedro, Joaquim Gomes "Kikas", Mutu Fonseca, Islando Manuel, Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas, Valdelício Joaquim, Milton Barros e Yanick Moreira.
M.C

Cadetes - Lesão de Sílvio Sousa preocupa técnico
A lesão do extremo Sílvio Sousa está a preocupar o seleccionador nacional de sub-17, Manuel da Silva "Gi", que projecta o Campeonato do Mundo da categoria,  de  8 a 16 de Agosto próximo, no Dubai.De acordo com o seleccionador nacional, o campeão africano de sub-16 contraiu uma extensão na coxa interior direita, e constitui nesta altura a única preocupação da Selecção Nacional que cumpre um rigoroso estágio pré-competitivo em Espanha."Infelizmente Sílvio Sousa contraiu uma lesão na coxa direita, sendo nesta altura a única preocupação do grupo. O atleta está a repousar há sensivelmente cinco dias para poder  estar em pleno por altura da viagem ao Dubai", asseverou Manuel da Silva "Gi" .
O extremo do Clube Central das Forças Armadas Angolanas fez parte da Selecção Nacional sénior que disputou o Torneio Internacional de Alexandria, no Egipto.Entretanto, na última segunda-feira, os comandados de Manuel da Silva "Gi" conseguiram a terceira vitória, frente à selecção de sub-19 do País Basco, a quem venceu por  67-64.Ontem, a Selecção Nacional defrontou a selecção de sub-19 da ACB mas, até ao fecho da nossa edição, desconhecíamos o resultado final.Amanhã, o "cinco" nacional volta a testar desta vez frente à selecção de sub-20 da ACB.Os campeões africanos de sub-16 bateram a Fundação Granada, por expressivos 95-56, tendo baqueado diante dos Estudiantes, por 60-67. A Selecção Nacional vai permanecer em Espanha por um período de aproximadamente quatro dias, antes de seguir viagem para o Dubai.
Angola estreia-se no Mundial da categoria, de 8 a 16 de Agosto no Dubai (Emirados Árabes Unidos), no grupo A, ao lado do detentor do título (Estados Unidos da América). Os angolanos vão defrontar ainda na primeira fase as selecções da Grécia e das Filipinas.Japão, França, Canadá e Austrália (grupo B), Porto Rico, Emirados Árabes Unidos, Itália e Espanha (C), Argentina, Sérvia, China e Egipto (D) completam o quadro de participantes da prova, que se vai  realizar pela primeira vez naquela região da Ásia. M.C

Universitário
Victorino Cunha alberga partidas

O Pavilhão Victorino Cunha acolhe este sábado a final do Campeonato Universitário de basquetebol em seniores masculinos.As formações da Universidade Privada de Angola (UPRA) e da Faculdade de Ciências Sociais batem-se para a decisão do título universitário.As duas equipas justificaram  a excelente campanha que tiveram na presente época desportiva, razão pela qual vão decidir este sábado o título do campeonato universitário da "bola ao cesto". Já para as classificativas do terceiro lugar, a partir das 14h00, a formação da Lusíada, campeã em título, defronta a Unia, num prélio de difícil prognóstico.No futebol a prova faz disputar igualmente no domingo a quarta jornada, no campo do São Domingos, a partir das 14h00. A Unia defronta a Faculdade de Ciências Sociais. Já no domingo, no mesmo recinto, às 13h00, a Upra mede forças com a Faculdade de Direito, e às 15h00 o Piaget vai ter pela frente  a Faculdade de Ciências Sociais.
M.C

8 Comments:

Enviar um comentário

<< Home