Africa Basquetebol

20 abril 2013

ANGOLA : Petro bate Libolo e conquista Taça de Angola em basquetebol


Internacional angolano recebeu o troféu das mãos do presidente da FAB
Fotografia: kindala Manuel
O Atlético Petróleos de Luanda conquistou, ontem, o seu primeiro troféu da temporada 2012/2013, ao derrotar ontem, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, o Recreativo do Libolo, por 96-94, em desafio da segunda mão da final da XXIX edição da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino. Ao intervalo, os petrolíferos da capital perdiam por 49-51.
Em desvantagem no jogo (derrota na primeira mão), a formação do Recreativo do Libolo entrou determinada para mudar o rumo dos acontecimentos. Com o internacional angolano Olímpio Cipriano em sub-rendimento, fundamentalmente, nos primeiros 24 minutos, em que marcou apenas três pontos, em 17 minutos e 37 segundos, coube a Roberto Fortes, ex-Atlético Petróleos de Luanda, chamar a si a responsabilidade do jogo ofensivo do representante da vila de Calulo.
Nesta etapa do jogo, Roberto Fortes contabilizava já 17 pontos, em 20 minutos e 33 segundos, sendo 12 dos lançamentos a longa distância.
Com Carlos Morais algo apático, fundamentalmente, nos primeiros 24 minutos, fruto da forte marcação que sofreu, em função dos estragos que causou no jogo da primeira mão, onde havia anotado nada mais, nada menos, do que 42 pontos, as operações passaram a ser lideradas pelo Keith Cothran. Ao intervalo, o Libolo vencia, por 51-49.
No terceiro período, a equipa do eixo-viário melhorou significativamente a sua cortina defensiva, ao contrário da formação forasteira, e os petrolíferos da capital conseguiram um parcial de 24-15, o que perfez 73-69.
À semelhança do encontro da primeira-mão, ontem o equilíbrio voltou a prevalecer durante os 48 minutos. Aliás, as várias igualdades (oito) registada no placard, atesta perfeitamente o quão foi equilibrada o desfio.
Os libolenses acabaram por conseguirem um parcial de 25-24, no quarto derradeiro, mas, foi insuficiente para forçar a finalíssima.
Carlos Morais acordou nos últimos dois períodos e apesar de ser desqualificado a dois minutos e 55 segundos do final do encontro, acabou por seu o cestinha do desafio, com 26 pontos, seguido do Keith Cothran, com 20 pontos.
No Libolo, Olímpio Cipriano e Robertos Fortes estiveram em grande, ao anotarem 19 pontos cada.
Miguel Kiala e Leonel Paulo foram os reis dos ressaltos, com dez cada. Kiala anotou ainda 15 pontos. Cipriano também conseguiu dez ressaltos. O Petro teve 16 perdas de bola, contra 22 do seu opositor.
O trio de arbitragem constituída por Fernando Pacheco "Baganha", David Manuel e Osvaldo Neto não teve influência no resultado final.

Declarações dos técnicos

Lazare Adingonou -Petro
“Vitória para os adeptos”

Visivelmente emocionado no final da partida o camaronês ao serviço do Atlético Petróleos de Luanda, Lazare Adingonou, dedicou a conquista desta edição da Taça de Angola aos adeptos que do primeiro ao último minuto souberam puxar pela equipa. “Eu gostaria de dedicar esta vitória à massa associativa do Petro de Luanda porque têm sido formidáveis com a equipa. Penso que acabamos por merecer esta vitória e tenho a certeza que vai galvanizar os meus atletas para a final do campeonato Nacional”, disse.

Luís Magalhães - Libolo
“Parabéns ao Petro”

Desolado com mais um desaire em menos de quatro dias frente ao Atlético Petróleos de Luanda, Luís Magalhães no final da partida parabenizou os vencedores da segunda maior competição do país a nível da bola ao cesto. “Temos que dar os parabéns ao Petro de Luanda porque acabou por ser mais feliz na ponta final do jogo. Foi uma partida bastante disputada mas, infelizmente não conseguimos vencer”, lamentou o português ao serviço do Libolo.

FICHA TÉCNICA

Pavilhão número dois: Completamente lotado
Arbitragem: Fernando Pacheco " Baganha", David Manuel e Osvaldo Neto
Comissário: Domingos Simão
Petro: Petro Bastos (0), Bráulio Morais (0), Carlos Morais (26), Edson Hilukilwa (0), Keith Cothran (20), Paulo Santana (18), Miguel Kiala (15), Eric Norma (0), Leonel Paulo (10), Parfeit Bitee (5), Hermegildo Mbunga (4), Abdel Gomes (0).
Treinador: Lazare Adingonou

Libolo: Francisco Sousa (6), Olímpio Cipriano (19), Luís Costa (7), Edson Ndoniema (0), Roberto Fortes (19), Mayzer Alexandre (0), Vladimir Ricardino (8), Abdel Bouckar (0), Sydnei Lima (9), Mutu Fonseca (0), Domingos Bonifácio (16), Tommie Eddie (10).
Treinador: Luís Magalhães
Marcha do marcador: 26-31, 49-51, 73-69, 96-94

2 Comments:

  • I appreciate, cause I found just what I was looking for. You've ended my four day long hunt! God

    Bless you man. Have a great day. Bye

    Feel free to visit my web page :: ante.dyndns.org

    By Anonymous Anónimo, at 21/4/13 04:11  

  • I appreciate, cause I found just what I was looking for.
    You've ended my four day long hunt! God

    Bless you man. Have a great day. Bye

    Here is my site :: ante.dyndns.org

    By Anonymous Anónimo, at 21/4/13 04:11  

Enviar um comentário

<< Home