Africa Basquetebol

04 fevereiro 2013

ANGOLA : Aníbal Moreira defende reforço para a equipa do 1º de Agosto


Aníbal Moreira pretende apostar na prata da casa apesar das limitações
Fotografia: Jornal dos Desportos
O técnico principal do 1º de Agosto, Aníbal Moreira, defendeu ontem, em Luanda, que se deve reforçar o plantel sénior feminino com vista à abertura da época desportiva 2013 e a disputa da próxima edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos. Em declarações ao Jornal dos Desportos, o técnico mostrou-se satisfeito pela conquista do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior feminino, mas não deixou de transparecer a sua tristeza por deixar escapar a Taça de Angola para a formação de Interclube, em que perdeu na final por 32-52.

Aníbal Moreira considerou “uma época muito difícil” a que terminou, por ter trabalhado com muitas limitações em termos numéricos, uma vez que apenas sete atletas reuniram níveis aceitáveis para o trabalho que se impunha. Por esta razão, a aquisição de novas atletas se situa entre as prioridades da equipa militar. O técnico enalteceu o esforço da direcção em colocar ao dispor da sua equipa boas condições de trabalho, fruto das quais foi possível retirar o título nacional às senhoras da Polícia Nacional (ostentavam há três épocas consecutivas).
Aníbal Moreira reitera a sua confiança quanto à solução dos problemas durante o descanso que as atletas observam desde ontem até ao início da próxima época, dentro de dois meses. Questionado sobre o mercado de contratações, Aníbal Moreira limitou-se a dizer que, apesar do mercado nacional ser muito limitado, a aposta deve ser para a prata da casa, com a inclusão de duas atletas vindas do estrangeiro, o que pressupõe a alternância com um programa de preparação das actuais unidades, de forma a atingirem níveis técnicos à altura das exigências. 
A terminar, o técnico felicitou a equipa do Interclube, em particular o seu homólogo Apolinário Paquete, pela conquista da XXVIII edição da Taça de Angola e pela forma como se apresentaram na época ora terminada, pois, segundo avançou, “souberam valorizar a competição e provar que o basquetebol feminino ainda tem muito potencial”. “O momento é de descanso absoluto, mas as nossas atletas podem ir para a casa com o sentimento do dever cumprido, já que, apesar das limitações que tivemos em termos de atletas, foi possível conquistar o título nacional. De resto, vamos, com a direcção, traçar as estratégias para os futuros desafios”, disse Aníbal Moreira.
FEMININIO
1º de Agosto destrona Maculusso

A equipa júnior feminina de basquetebol do 1º de Agosto conquistou o campeonato nacional sub-18, que encerrou ontem na cidade do Cuito, província do Bié. No jogo da decisão do título as meninas do rio-seco derrotaram a equipa do Sporting de Benguela por (69-59). O jogo foi o reeditar do encontro da fase regular, onde a equipa rubra e negra venceu por 70-49, numa partida totalmente dominada por esta. Com a conquista, o 1º de Agosto destrona o Desportivo do Maculusso, até então campeão em título. Na decisão para o segundo lugar, o Inter de Luanda derrotou o Maculusso por 69-59. Com a derrota, o Maculusso terminou a prova na quarta posição enquanto o Inter de Luanda ficou em terceiro lugar. O Desportivo da Huíla terminou na quinta posição e o Sporting do Bié em sexto. Rosa Dala, atleta do Benfica da Huíla, terminou a prova como melhor certinha, com 128 pontos convertidos. João Constantino|Cuito

NACIONAIS SUB/18
Coordenador admite adulteração de idades

O coordenador dos campeonatos nacionais de basquetebol sub-18 (masculinos e femininos), Manuel Carlos dos Reis, admitiu sábado na cidade do Cuito haver alguns atletas participantes com idade adulterada. Em declarações à Angop disse que a maior suspeita está na classe masculina. "Estamos a verificar que há jogadores que já não deveriam actuar neste escalão, mas devido à adulteração das idades ainda permanecem nos sub-18, situação que nada ajuda no desenvolvimento da modalidade", salientou. Este facto, acrescentou, não deve prevalecer nos próximos campeonatos, "porque pode prejudicar o país, sobretudo aqueles que aspiram à selecção principal de basquetebol". Solicitou maior atenção dos dirigentes desportivos do país para evitar essas irregularidades. O campeonato terminou ontem, com 17 equipas, entre as quais 11 masculinas e seis femininas, das províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Huambo e Bié.