Africa Basquetebol

17 julho 2012

ANGOLA : Selecção está em Madrid

Cinco nacional partiu amputado para a Espanha.
Fotografia: Jornal dos Desportos
A pré-selecção nacional masculina de basquetebol sub-18 desembarcou esta manhã em Madrid, capital espanhola, onde, a partir de hoje, começa um estágio pré-competitivo de 30 dias, tendo em vista a sua participação no Campeonato Africano das Nações (Afrobasket), a decorrer de 16 a 25 de Agosto próximo, em Maputo. Ontem, antes do embarque para Espanha, que aconteceu às 22h00, Albino da Conceição, vice-ministro da Juventude e Desportos, despediu-se da comitiva angolana, coordenada por José Quizola, um dos responsáveis da área técnica da Federação Angolana de Basquetebol.
Durante o estágio, o “cinco” nacional vai intensificar os trabalhos físicos, sem descurar os aspectos técnicos e tácticos. Naquele país ibérico, a pré-selecção nacional vai disputar oito jogos de controlo com formações locais, para ganhar rodagem competitiva. Angola procura em Maputo o passe de acesso à fase final do Campeonato do Mundo da modalidade, a disputar-se em 2013, no Canadá. De acordo com o seleccionador nacional, Elvino Dias, o grupo vai aproveitar o estágio oferecido pelo Executivo Angolano para preparar uma equipa competitiva, capaz de lutar pelo título no Afrobasket.
“Vamos aproveitar o estágio pré-competitivo que o Executivo Angolano nos proporcionou em Madrid para preparar uma equipa altamente competitiva, porque queremos ganhar o título de campeão africano e oferecermos o troféu ao Camarada Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que assinala mais um aniversário a 28 de Agosto próximo”, disse o seleccionador nacional, momentos antes do embarque para o Reino de Espanha.
No Afrobasket de Maputo, o “cinco” nacional vai enfrentar adversários como a Nigéria, Senegal, Mali, Tunísia, Congo Brazzaville, Congo Democrático, Costa do Marfim, Egipto e Marrocos, que em termos de peso e altura são superiores ao combinado nacional.
Seguiram ontem para Madrid 15 basquetebolistas: Ivanádio Minezes, Mies Francisco, José Kipanga, Joel Domingos, Reginaldo Kanza, Fernando Kabumdo, Carlos Cabral, Teotónio Dó, Yanick Quimuanga, Joaquim Pedro, Joel Francisco, Moussa Kaba e André Temo. Joel Mavinga e Walter dos Santos não viajaram com o grupo devido a problemas administrativos. Os dois atletas seguem nos próximos dias para Espanha.

NO PAVILHÃO 28 DE FEVEREIRO
Meninas preparam Africano de Dakar

A selecção nacional feminina de basquetebol sub-18 começou ontem à noite, no Pavilhão 28 de Fevereiro, em Luanda, a preparação para o Campeonato Africano das Nações da categoria, a disputar-se 22 a 29 de Setembro próximo, em Dakar, Senegal. Os trabalhos do grupo, orientado por Fernando Sapalo, começaram ontem, depois da direcção do Interclube ter respondido de forma positiva à solicitação feita pela direcção da Federação Angolana de Basquetebol para a utilização do Pavilhão 28 de Fevereiro por parte a pré-selecção nacional.

Fazem parte da pré-selecção nacional as atletas Vitória da Cruz, Luyana Filipe, Amália Kibuba, Emília Molei (1º de Agosto), Vânia Vicente, Francisca Mateus (Interclube), Cénia Cazua, Nicoleth Ndozuawu (Inter de Benguela), Dalçana Cotto, Marrissol de Carvalho e Olga da Cunha (Sporting de Benguela). Completam a equipa Maria Fula, (Sporting de Cabinda), Rosa Gala (Benfica do Lubango), Doneth da Silva, Feliciana Massseque (Desportivo do Maculusso) e Helena Viegas, do Juventude de Viana. Além de Angola, participarão no 11º Afrobasket de sub-18 as selecções do Egipto, detentor do troféu, Gabão, Mali, Moçambique, República Democrática do Congo e Tunísia.

NOVA ÉPOCA
D’Agosto abre oficinas

Sob comando do novo timoneiro, Paulo Macedo, a formação do 1º de Agosto, vice-campeão nacional, abriu ontem, no Pavilhão do Codenm, as suas oficinas, tendo em vista a época desportiva 2012/2013. Apenas cinco atletas estiveram presentes ontem, na primeira sessão de treinos da nova temporada. Trata-se de Adolfo Quimbanda, atleta que apesar de estar inscrito na época passada foi preterido pelo luso-guineense Mário Palma, Hermenegildo Santos, Gerson Monteiro, Filipe Abraão e Felizardo Ambrósio.
Paulo Macedo, que foi indigitado recentemente para o cargo de técnico principal da formação militar, mostrou-se preocupado com as ausências mas, assegurou que o número vai subir na próxima sessão, que acontece já amanhã. O técnico principal da equipa do Rio Seco traçou como meta para a época desportiva 2012/2013 a conquista da Taça de Angola, Campeonato Nacional, Supertaça Wladimiro Romero, Liga dos Clubes Campeões Africanos, Taça Compal, Taça “EME”, e Taça 4 de Fevereiro.
O poste Joaquim Gomes “Kikas” está em fase de conclusão das negociações com a direcção do 1º de Agosto para a renovação do seu vínculo laboral, apurou o Jornal dos Desportos. O internacional angolano, de 32 anos de idade, terminou o seu contrato com o 1º de Agosto na época transacta.
Quem também já abriu as suas oficinas é a formação do Grupo Desportivo Interclube, agora sob liderança de Alberto de Carvalho “Ginguba”. MC