Africa Basquetebol

17 dezembro 2011

ANGOLA : InícioBasquetebol

A equipa do Recreativo do Libolo cilindrou ontem, no Pavilhão Bouazzaoui, a similar do Urunani do Burundi, por expressivos 83-56, em partida referente à quarta jornada do Grupo A, da fase preliminar da Liga dos Clubes Campeões Africanos, com favoráveis 39-26, ao cabo dos primeiros 24 minutos. Com este triunfo, a equipa angolana cimentou a segunda posição do Grupo A, agora com sete pontos, menos um que o AS Salé de Marrocos, que comanda a tabela de classificação, com oito pontos.

Sem o internacional Olímpio Cipriano, que actuou apenas seis minutos do primeiro quarto, por precaução (por ter contraído uma lesão), os libolenses não tiveram dificuldade para derrotar os burundeses, que em algumas etapas do desafio tentaram travar o jogo ofensivo dos angolanos. Fruto do maior rigor defensivo, a equipa do Urunani converteu, no terceiro quarto, apenas 15, contra 29 pontos do Libolo, o que perfez 68-41 no termo deste período. Já com a vitória assegurada, Raul Duarte deu oportunidade aos jogadores menos utilizados até aqui, casos de Afonso Mutu, Idelfonso Kiteculo e o jovem Luís Costa.
Neste derradeiro quarto, houve uma igualdade a 15 pontos. O norte-americano Eddie foi o cestinha da partida, com 22 pontos, seguido do seu companheiro de equipa, por sinal também americano, Byron, com 14. Na equipa burundesa, Gubahiro esteve em destaque, com 19 pontos marcados.

Ficha técnica
Pavilhão do Bouzzaoui: Completamente vazio
Arbitragem: Popoola babatunde (Nigéria) e Belgharek(Tunísia)
Libolo: Olímpio Cipriano (1), Luís Costa (6), Francisco Sousa (3), Edson Ndoniema (9), Afonso Muti (11), José António (3), Vladimir Ricardino (4), Abdel Bouckar (6), Byron (14), Escórcio António (2), Idelfonso Kiteculo (2) Eddie (22).
Treinador: Raul Duarte
Urunani: Hakizimawa (6), Higawa (6), Musisha (0), Gubhiro (19), Hakiziamana (5), Nzobonimpa (4), Muco (0), Ntagunduka (2), Hamiyambere (4), Sinayigiya (4), Ndayizigiya (0), Nzobonimpa (6).
Treinador: Kagabo Aaron
Marcho do marcador: 22-14, 39-26, 68-41, 83-56

Conheça totalistas do d’Agosto
Dos 13 atletas do 1º de Agosto que disputam a 26ª edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol, apenas quatro fizeram parte das seis conquistas que a formação “militar” ostenta a nível de clubes. Trata-se do base Miguel Pontes Lutonda, Carlos Almeida, extremo base, Joaquim Gomes “Kikas”, poste, e Armando Costa, base. Já o poste Felizardo Ambrósio “Miller” e o extremo-base Mário Correia têm dois títulos africanos, seguido de Felipe Abraão e Hermenegildo Santos, com um título cada. MC

Tricolores aplicam primeira chapa cem
Depois de um começo titubeante, em que averbaram derrota nas duas primeiras jornadas, o Petro de Luanda parece ter encontrado o caminho das vitórias e ontem aplicou a sua primeira chapa cem, ao Malabo King da Guiné Equatorial, a quem venceu por 107-51, em partida da quarta jornada do Grupo B da fase preliminar da Liga dos Clubes Campeões de África. Com um jogo exterior bastante eficiente, onde pontificava o extremo-base Carlos Morais, a equipa tricolor ofuscou por completo o representante da Guiné, que foi de longe inferior ao conjunto angolano.
Aliás, o resultado espelha o domínio exercido pelos petrolíferos da capital, que poderão cruzar nos quartos-de-final com o Recreativo do Libolo, outro representante angolano na 26ª edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos, que decorre na região de Salé, Marrocos.
Carlos Morais, com 27 pontos, em 26 minutos e 47 segundos foi o cestinha do desafio, ao passo que o jovem Miguel Kiala foi o “rei” dos ressaltos, com nove (5/4). Abdel Bouckar, com 10 pontos, foi o segundo melhor marcador do Petro de Luanda. Ainda ontem, para a quarta jornada, o Al Ahlt da Líbia defrontou o Union Bank da Nigéria, o Etoile da Tunísia mediu forças com CR Aloceima de Marrocos, o AS Salé de Marrocos enfrentou o Mazembe da RDC, enquanto o 1º de Agosto jogou diante do Royal Hoopers da Nigéria mas, até ao fecho desta edição, desconhecíamos o resultado final.

Recreativo do Libolo e Al Ahly encerram fase preliminar da Liga
Com o apuramento para os quartos-de-final assegurado, o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul é o último representante angolano a despedir-se da fase preliminar da 26ª edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos da “bola ao cesto”, quando defrontar, a partir das 20h00 locais (21h00 em Angola), no Pavilhão Bouazzaqui, a sua similar do Al Ahly da Líbia. Com o extremo base Olímpio Cipriano limitado, em virtude de ter contraído uma lesão no tornozelo direito na partida de terça-feira, e por isso poupado ontem, frente ao Urunani do Burundi, a equipa da vila de Calulo vai tentar fechar a sua participação na fase preliminar da Liga dos Campeões com mais uma vitória.
Um triunfo coloca a formação angolana, que participa pela primeira vez numa competição do género, na segunda posição do Grupo A, enquanto uma eventual derrota arruma a equipa de Raul Duarte na terceira posição. Apesar da passagem para os quartos-de-final não estar em causa, dado que o passe está há muito assegurado, a formação do Libolo pretende fechar a fase preliminar com uma vitória, que serve de tónico para o desafio dos quartos. Com a ausência de Mayzer Alexandre, por lesão, o jogo ofensivo dos libolenses tem sido atribuído ao jovem Francisco Sousa, que também faz a sua estreia numa prova do género.
A partida de logo vai ser, por certo, difícil para o representante angolano, a julgar pela quantidade de norte-americanos naturalizados que actuam na equipa da Líbia. Mais possantes em termos de peso e altura, a equipa angolana vai utilizar os contra ataques para desfeitear o seu opositor, que também persegue a qualificação para a fase seguinte da 26ª edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol. Ainda para o Grupo A, o AS Salé de Marrocos tem pela frente o Union Bank da Nigéria, partida agendada para as 18h00. O Mazembe da RDC joga diante do Urunani do Burundi, às 14h00.

Petro abre hostilidades
A equipa do Petro de Luanda abre hoje, a partir das 10h00 locais (11h00 em Angola), as hostilidades do Grupo B, quando defrontar a formação do Roayal Hoopers da Nigéria, em partida referente à quinta e última jornada da fase preliminar da Liga dos Clubes Campeões Africanos. Mais determinados após dois desaires, a equipa tricolor vai procurar ultrapassar o representante da Nigéria, para assegurar o segundo lugar do seu grupo, que é liderado pela formação militar, com oitos pontos. Ainda para o Grupo B, o 1º de Agosto, campeão africano em título, vai defrontar, às 16h00, a equipa caseira do CR Alhoceima, num jogo em que os militares são claramente favoritos à conquista dos dois pontos. O Malabo da Guiné Equatorial mede forças a partir das 12h00, com o Etoile da Tunísia.
MC

Raul Duarte lamenta ausência do extremo Mayzer Alexandre
Com uma equipa em construção, devido à saída massiva de jogadores na presente época desportiva, o técnico principal do Libolo, Raul Duarte, lamentou a ausência do extremo base Mayzer Alexandre, atleta que contraiu uma lesão no cotovelo do braço direito, aquando da disputa da segunda edição do torneio EME. “Como se sabe, estamos a construir uma nova equipa, em função da sangria que sofremos na presente época desportiva.
E como se não bastasse, tivemos o azar do Mayzer Alexandre ter contraído uma lesão, ficando, por isso, de fora desta competição. Infelizmente, o Olímpio Cipriano também teve um toque no tornozelo e tem jogado limitado”, lamentou o técnico angolano, ao serviço do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul. Apesar destas contrariedades, o técnico Raul Duarte está optimista quanto a uma prestação positiva da sua formação, que passa por ocupar um dos lugares do pódio.
MC

Francisco Sousa em grande no Libolo
O jovem Francisco Sousa, base da formação do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, tem sido uma das unidades em destaque na equipa de Calulo. Depois de ter passado pela Universidade Lusíada e Sporting de Luanda, Francisco de Sousa é hoje o principal base do grémio do Kwanza-Sul e tem sido fundamental na boa campanha que a sua equipa tem realizado na fase final da Liga. “Penso que está a ser uma boa experiência para mim visto ser a primeira vez que participo numa fase final da Liga dos Campeões”, disse. Francisco Sousa agradeceu ainda o apoio que tem recebido dos seus colegas e da equipa técnica, tendo prometido dar o seu melhor para a ajudar a chegar o mais longe possível nesta competição, que termina a 21 deste mês.
O intenso frio que se faz sentir em Salé tem sido o principal adversário dos atletas angolanos, segundo Francisco Sousa. “Infelizmente, está muito frio e nós temos sentido muitas dificuldades em jogar com este clima”, lamentou. Luís Costa, atleta que regressou este ano ao Libolo, depois de ter representado o Interclube, reiterou à comunicação social que tem sido difícil a adaptação ao clima.
“É difícil jogar neste frio, mas não há nada a fazer”, disse o internacional angolano, que afirmou, apesar disso, não estar preocupado por regressar ao “cinco” nacional. “Estou preocupado em ajudar o Libolo a chegar o mais longe possível. Já dei o meu contributo à selecção e se acharem que devo regressar um dia, tudo bem, mas agora não estou preocupado”, disse Luís Costa, bicampeão africano.

2 Comments:

  • Hi there, Ι discoveгed уour webѕitе
    by way οf Googlе at thе ѕame
    time as searching for a ѕimilar subject, yοuг wеb ѕіte саme up,
    it seems to bе good. I've bookmarked it in my google bookmarks.
    Hi there, just changed into alert to your weblog thru Google, and found that it is truly informative. I am going to be careful for brussels. I'll appгеcіatе whеn уou cοntinue thіs
    іn future. Many other folks ѕhall be benefited out of
    your wrіting. Chеегs!

    Heге is my homepagе :: Pay Day Loans
    Here is my weblog Payday Loan

    By Anonymous Anónimo, at 30/12/12 11:49  

  • free webshop webwinkel beginnen ideeen

    Review my site :: www.nuwebwinkelbeginnen.nl

    By Anonymous Anónimo, at 31/3/13 14:16  

Enviar um comentário

<< Home