Africa Basquetebol

21 dezembro 2007

Taça Campeões: Garantida presença angolana na final

A equipas angolanas do Petro de Luanda (detentor do título) e Interclube defrontam-se hoje nas meias-finais da Taça dos Clubes Campeões de basquetebol sénior masculinos que decorre desde o passado dia 13 no país.

O jogo, a decorrer no pavilhão principal da Cidadela, vai opor duas equipas com objectivos diferentes, mas que normalmente equilibram nos confrontos entre si. O Petro de Luanda almeja a revalidação do troféu, ao passo que o Interclube definiu a presença na final como meta.

Os "petrolíferos", que quinta-feira afastaram o ASB Kauka da RD Congo (79-45), são favoritos, não só por serem detentores do título, mas porque possuem melhor conjunto que o adversário. Além do jogo colectivo, têm atletas que num lance individual podem decidir um encontro como são os casos dos campeões africanos Carlos Morais, Milton Barros, Eduardo Mingas, entre outros.

Por outro lado, os "polícias" alternam o bom e o mau nos jogos diante dos dois "grandes" do Campeonato Nacional (Petro de Luanda e 1º de Agosto). Numa partida podem complicar a "vida" aos "tricolores" e quiçá vencer e noutra podem perder por uma vantagem considerável.

Ao baterem quinta-feira o Niger Potters da Nigéria (65-56), os pupilos de Manuel de Sousa "Necas" garantiram presença nas meias-finais, com plantel de nível médio, onde se destacam José Nascimento e Vicente Neto.

Na outra partida da semi-final o 1º de Agosto, que afastou o BC Onatra da RD Congo por 104-46, mede forças com o ABC da Cote D´Ivoire que venceu nos quartos de final o APR do Rwanda por 81-37.

O encontro vai opor duas formações que já conquistaram o título africano de clubes e que entraram para a competição com o objectivo de reconquistá-lo. Depois de dois troféus consecutivos (2002/2004), os "militares" foram destronados, em 2005, pelos ivoirenses que venceram na final o Interclube.