Africa Basquetebol

22 abril 2015

ANGOLA : Equipas do BIC Basket acertam pormenores



Perdida a Taça de Angola militares têm baterias viradas para o Campeonato da bola ao cesto
Fotografia: José Soares
As dez formações, que disputam a 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino (BIC Basket), acertam nesta altura os últimos pormenores, com vista o arranque da fase de qualificação que amanhã faz disputar uma partida de série B.

O Grupo A que engloba as equipas que vão disputar o título da 37ª edição do BIC Basket, designadamente, Recreativo do Libolo, campeão nacional em título, 1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda e Atlético Sport Aviação (ASA), entram em cena apenas na sexta-feira, com a disputa da primeira jornada da fase de qualificação.
Nessa altura as equipas ultimam a preparação para atacar a etapa derradeira do Campeonato Nacional da “bola ao cesto”, cujo encerramento está previsto para o mês de Maio.
Marinha de Guerra e Universidade Lusíada dão amanhã o pontapé de saída, da fase de qualificação, partida marcada para as 18h00, no Pavilhão Victorino Cunha.

Fazem parte da série B de qualificação, o Sporting de Benguela, sexto classificado do Grupo A, Universidade Lusíada, Marinha de Guerra, Progresso Associação Sambizanga e Futebol Clube Vila Clotilde que vão disputar no sistema de todos contra todos a uma volta.
Entretanto, a fase de qualificação vai ser disputada em duas séries A e B. As cinco melhores classificadas do Grupo A compõem a Série A, que vão disputar entre si no sistema de todos contra todos a uma volta, qualificam-se para o play-off as quatro primeiras colocadas.

Disputam as classificativas do quinto e décimo lugar, seis equipas. O quinto classificado da série A e o primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto da série B, que vão competir entre si no sistema de todos contra todos a uma volta.
As quatro equipas melhor classificada da série A vão disputar o play-off, beneficiam de um prémio no valor de um milhão de kwanzas (1.000.000,00 kz), pela qualificação.

De acordo com os regulamentos da prova, devem competir no sistema de eliminatórias primeiro com o quarto classificado e o segundo com o terceiro classificado, jogam as meias finais a melhor de cinco jogos. As equipas vencedoras vão jogar a final a melhor de sete, ao passo que as formações vencidas devem jogar as classificativas do terceiro e quarto lugar a melhor de três jogos. O emparceiramento das equipas pode ser encontrado pela classificação geral das equipas na fase de qualificação.

5 Comments:

Enviar um comentário

<< Home