Africa Basquetebol

17 janeiro 2015

ANGOLA : Libolo e 1º de Agosto aquecem hoje Dream Space



1º de Agosto encerra hoje participação na primeira volta do BIC Basket diante do Libolo campeão nacional e continental
Fotografia: Paulo Mulaza
Já com a  integração do poste Valdelício Joaquim que falhou a partida de ontem, frente ao Atlético Petróleos de Luanda, devido a castigo federativo, a equipa sénior masculina de basquetebol do Recreativo do Libolo recebe hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Dream Space, em Viana, a formação do 1º de Agosto, em partida a contar para mais uma jornada da 37ª edição do BIC Basket.

Depois de ter  sido expulso na final da Supertaça Wlademiro Romero, por conduta indecorosa, o internacional angolano, Valdelício Joaquim “Vander”, recebeu do conselho de disciplina da Federação Angolana de Basquetebol o castigo de três  jogos de suspensão para além do pagamento de uma multa no valor de 18 mil kwanzas.

De acordo com os regulamentos da competição, o atleta sancionado é obrigado a cumprir apenas um jogo de suspensão, enquanto que os outros dois jogos ficam anulados mediante o pagamento de uma multa adicional, desde que haja interesse por parte do clube lesado.
Dado a preponderância do internacional angolano, no jogo dos campeões nacionais, a direcção liderada por Rui Campos viu-se “forçada”  a desembolsar os valores para ter o atleta na partida deste noite, frente ao 1ºde Agosto.
O Libolo desde o início de época tem contado apenas com a prestação de  oito a nove atletas, dada  a onda de lesões que têm afectado o grupo liderado por Norberto Alves, tudo vai fazer para superar a equipa rubro e negra.
Com as ausências de Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Braúlio Morais e Francisco Machado, todos sob cuidados do departamento médico do clube, Eduardo Mingas, Luís Costa, Valdelício Joaquim “Vander”, Felipe Abraão, Milton Barros, todos internacionais, para além do gambiano Moses Sonko, têm estado a levar a formação da vila de Calulo a bom porto.
Apesar das limitações, Norberto Alves, mantém os objectivos para a presente época desportiva, que passa pela revalidação do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, agora designado BIC Basket.
 O equilíbrio vai seguramente dominar o prélio desta noite, a julgar pela qualidade dos dois planteis.
Entretanto, ainda a viver o estigma do desaire da última terça-feira, diante da modesta equipa do Atlético Sport Aviação (ASA), com quem perdeu por 73-79, a equipa militar vai tentar despedir-se esta noite da primeira volta da fase regular do BIC Basket com uma vitória.
Os militares podem aproveitar eventualmente o desgaste físico dos libolenses, que ontem enfrentaram, no Pavilhão Dream Space, em Viana, os petrolíferos da capital. No seio da equipa rubro e negra não se fala noutra coisa senão no triunfo no jogo de mais logo, apesar de reconhecerem o potencial dos campeões nacionais e africano em título.

Paulo Macedo, timoneiro principal do 1º de Agosto, vai poder contar com todas as suas unidades , onde se destacam as presenças de Armando Costa, Joaquim Gomes “Kikas”, Reggie Moore, Felizardo Ambrósio “Miller”, Edson Ndoniema, Edmir Lucas, Islando Manuel, Mohamed Cissé entre outros.