Africa Basquetebol

04 janeiro 2015

ANGOLA : Bié faz balanço positivo do ano



Várias actividades foram realizadas pela Associação Provincial liderada por Príncipe Paulo
Fotografia: Domingos Cadência
À semelhança do que havia acontecido em 2013, em 2014, a modalidade de basquetebol voltou a estar em alta no Bié. No ano que passa para a história, a realização na província da 28ª edição do campeonato nacional sénior feminino, que colocou no pódio a equipa do Interclube, foi uma das notas de maior referência na província.

A turma da Polícia Nacional chegou ao pódio, depois de protagonizar uma final escaldante diante da arqui-rival do 1º de Agosto, no Pavilhão do Sporting , no Cuito, a quem vergou por claros 70-65, depois dos já favoráveis 40-27 na primeira parte.
A turma orientada por Apolinário Paquete teve na atleta norte-americana Italy Lucas, a maliana Meia Tireira e nas angolanas Nguendula Filipe, Catarina Camufale, Nadir Manuel, Merciana Fernandes e Asterides Vicente as suas principais referências.
O Desportivo O Maculusso, conjunto que a par do 1º de Agosto e do Interclube, disputou a 28ª edição do Nacional sénior feminino da bola ao cesto em representação de Luanda, assegurou o terceiro lugar desta competição.
A formação do Maculusso, que venceu a do Misto de Benguela por claros 68-54, no jogo das classificativas do 3º e 4º lugares, repetiu, assim, a proeza da edição do Nacional sénior feminino da bola ao cesto de 2013.
 
Quadros - Associação provincial aposta na formação

Destaque ainda em 2014, no que se refere ao basquetebol bieno, para a formação sobre técnicas básicas da modalidade, ministradas a vários agentes desportivos dos municípios do Cuito, Andulo, Camacupa, Catabola, Chinguar, Chitembo e Cuemba.
A formação, versada particularmente nos aspectos ligados à preparação física, perfil de treinador, princípios de defesa e ataque, assim como na planificação da modalidade, decorreu de 17 a 21 de Dezembro no Cuito e foi promovida pela Associação Provincial de Basquetebol (APB) do Bié.
A Associação Provincial de Basquetebol (APB) do Bié pretende com acções do género expandir a massificação da modalidade nos municípios, pelo facto de ser uma disciplina ministrada frequentemente nas aulas de educação física.
Na qualidade de prelector da formação ministrada, Carlos Reis, director-geral do Sporting do Bié, lembrou que a partir desta os formandos puderam munir-se de ferramentas que lhe permitem suprir as várias lacunas em relação à modalidade.
O único senão da acção de formação, que contou com apenas 26 formandos, oriundos de vários pontos da província do Bié, teve a ver com a fraca participação dos agentes desportivos do Cuito.  
SVD, NO CUITO