Africa Basquetebol

28 agosto 2014

ANGOLA : Macedo garante grupo com força



Seleccionador nacional acredita na passagem à fase seguinte da 17ª edição do Campeonato do Mundo
Fotografia: José Cola
Mesmo com algumas fragilidades, principalmente, na ineficácia da posse de bola, o seleccionador nacional  Paulo Macedo  garantiu que a Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculino está preparada para disputar a partir de sábado, a fase final da  17ª edição do Campeonato do Mundo, prova a decorrer até ao dia 14 de Setembro, em Espanha.
A revelação foi feita à comunicação social na última terça-feira, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, no encerramento da I edição do Torneio Internacional Arquitecto da Paz, competição onde o “cinco” nacional conseguiu duas vitórias.
Os Campeões Africanos venceram na jornada inaugural do torneio, o All Star da Califórnia, por 80-54 e na derradeira ronda, os pupilos de Paulo Macedo venceram a selecção dos Camarões, de Lazare Adingono, por 74-55.
O Torneio Internacional Arquitecto da Paz encerrou o ciclo de jogos de controlo do combinado nacional, que nesta altura se ambienta ao clima da cidade de Las Palmas, palco do grupo D da fase preliminar da 17ª edição do Campeonato do Mundo da “bola ao cesto”.
Apesar dos 15 amistosos que efectuou, a Selecção Nacional continua a apresentar algumas fragilidades no que a posse de bola, insuficiência que o seleccionador nacional tenciona trabalhar nos dias que antecedem à disputa do mundial.
“Penso que foram dois bons jogos que serviram para a equipa técnica fazer a última avaliação do grupo. No primeiro jogo não estivemos tão bem assim, devido a ineficácia na posse de bola. Na segunda partida o grupo apareceu com outra postura, melhoramos a nossa percentagem nos lançamentos à longa distância, controlamos melhor a posse de bola e no sector ofensivo tivemos impecável”, reconheceu o seleccionador nacional.
Apesar de existirem algumas insuficiências, com realce para os aspectos de ordem defensiva, aliado ao excesso de perda de bola, a Selecção Nacional está preparada para competir.
“Nós até ao dia da estreia vamos procurar debelar todas estas insuficiências. Depois do período longo de preparação acredito que estamos em condições de disputar de forma tranquila a fase final do Campeonato do Mundo de Espanha”, asseverou Paulo Macedo.   
A Selecção Nacional está inserida no Grupo D, com sede em Las Palmas, Gran Canária, ao lado das selecções da Lituânia, Eslovénia, Coreia do Sul, adversário de estreia, no dia 30 a partir das 12h30, México e Austrália.
A Espanha país anfitrião do Campeonato do Mundo faz parte do Grupo A, juntamente com o Egipto, outro representante do continente africano, Irão, Sérvia, França e Brasil. As selecções da Argentina, Senegal, medalha de bronze do Afrobasket de 2013, Filipinas, Croácia, Porto Rico e Grécia estão inseridas no Grupo B, ao passo que Estados Unidos, Finlândia, Nova Zelândia, Ucrânia, República Dominicana e Turquia estão no grupo C. Os Estados Unidos são os actuais campeões do mundo.

JOGOS DE CONTROLO
Campeões terminam com saldo positivo

A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculino efectuou 15 jogos de controlo durante o período de estágio pré-competitivo, com vista a 17ª edição do Campeonato do Mundo de Espanha, prova a decorrer de 30 do mês em curso a 14 de Setembro, terminou com um saldo positivo de dez vitórias, contra apenas cinco desaires.
Os Campeões Africanos  vão marcar presença pela sétima vez numa fase final de um Campeonato do Mundo, depois de 1986/Espanha, 1990/Argentina, 1994/Toronto-Canadá, 2002, Indianápolis (EUA), 2006/Japão e em 2010/Turquia, em 15 partidas disputadas anotaram mil e cento e sete pontos (1107), o que representa uma média de 73, 8 pontos marcados por cada desafio, tendo sofrido mil e oitenta e nove pontos (1089), fixando uma media de 72, 6 pontos sofridos por cada embate.
A Selecção Nacional esteve muito próximo de alcançar a média de pontos sofridos que o seleccionador traçou por altura do arranque dos trabalhos de preparação. Paulo Macedo tinha estabelecido uma média de 70 pontos por cada desafio.
No Torneio Internacional de Alexandria ainda com o grupo reduzido, a Selecção Nacional derrotou as selecções da Egipto, Tunísia e Jordânia, por 72-59, 62-56 e 75-67 respectivamente. Bateu igualmente a formação do Kuwait, por 95-67, perdeu com Etthad do Egipto, por 72-73, após prolongamento, depois de um  empate a 66 pontos. Na República Federativa do Brasil, Angola consentiu duas derrotas diante das selecções do Brasil e da Argentina, por 60-98 e 77-86.
Diante da forte selecção de Espanha, o combinado nacional  perdeu por 70-79, seguiram-se  os desaires frente ao Canada e Porto Rico, por 65-89 e 64-95.
O combinado nacional venceu ainda as Filipinas, País Basco e a Universidade Loyola, por 81-71, 80-77 e 80-63.
M.C