Africa Basquetebol

19 julho 2014

ANGOLA : Sílvio Sousa regressa às opções

Seleccionador nacional quer formar um grupo altamente competitivo visando a fase final
Fotografia: Kindala Manuel
O extremo Sílvio Sousa que esteve afastado do grupo por um período de seis dias, devido a uma lesão na coxa direita, integrou já os trabalhos da Selecção Nacional de basquetebol masculina de sub-17, que em Espanha projecta a sua participação na Copa do Mundo da categoria, de 8 a 16 de Agosto próximo.A revelação foi feita ontem ao Jornal dos Desportos, pelo seleccionador nacional, Manuel da Silva "Gi", que passa agora a contar com os préstimos do 14 basquetebolistas que procuram constar da lista definitiva, para a fase final do mundial.
"O Sílvio Sousa teve recentemente uma extensão da coxa interior direita e esteve afastado do grupo por um período de seis dias. Felizmente o atleta já esta recuperado e tem já participado nos jogos de controlo sem qualquer limitação", asseverou Manuel da Silva "Gi" que em 2013 liderou a Selecção Nacional à conquista do Campeonato Africano das Nações de sub-16, competição disputada em Antananarivo, capital do Madagáscar.
O seleccionador nacional enalteceu por outro lado, o desempenho dos 14 basquetebolistas que cumprem nesta altura um rigoroso estágio pré-competitivo na região de Serra Nevada.
"A entrega dos atletas nos trabalhos tem sido fenomenal. E quando assim acontece, nós treinadores só podemos nos sentir satisfeitos porque queremos levar um grupo coeso e altamente competitivo, a fim de representarmos da melhor maneira possível as cores da Bandeira Nacional durante à fase final da Copa do Mundo", alvitrou Manuel da Silva "Gi".
Em face da determinação demonstrada pelos atletas, o técnico não tem qualquer dúvida de que vai sentir imensas dificuldades para definir os 12 que vão seguir viagem para o continente asiático, para disputar a Copa do Mundo de sub-17.
"Penso que é bastante salutar termos grupo de trabalho onde a partida ninguém tem lugar assegurado. Felizmente todos os jogadores têm correspondido com as expectativas da equipa técnica, facto que vai nos obrigar a sentir imensas dificuldades na hora da escolha dos 12 atletas que embarcarão para o Dubai", reconheceu o técnico que tem como adjunto, o antigo internacional angolano, Miguel Pontes Lutonda.Desde o dia 30 de Junho em território espanhol, onde projecta à fase final da Copa do Mundo, a Selecção Nacional já efectuou até aqui seis jogos de controlo com Mistos da Liga ACB de sub-19 e sub-20 daquele país europeu.De acordo com o programa de preparação a que tivemos acesso, o combinado nacional vai realizar mais dois amistosos com as selecções de sub-17 de Espanha e Porto Rico, isto nos dias 25 e 26 do mês em curso. Angola estreia-se no mundial da categoria, a disputar-se de 8 a 16 de Agosto no Dubai (Emirados Árabes Unidos), no grupo A, ao lado do detentor do título (Estados Unidos da América).
Os angolanos vão ainda defrontar na fase preliminar da referida competição as selecções da Grécia e Filipinas.Japão, França, Canadá e Austrália (grupo B), Porto Rico, Emirados Árabes Unidos, Itália e Espanha (C), Argentina, Sérvia, China e Egipto (D) completam o quadro de participantes da prova, que se vai  realizar pela primeira vez naquela região da Ásia.

Preparação
Selecções Nacionais em dia de teste

As Selecções Nacionais de basquetebol A e B defrontam-se hoje, no Pavilhão Victorino Cunha, a partir das 10h00, partida enquadrada no âmbito da preparação dos dois combinados que projectam os respectivos compromissos internacionais.
A Selecção Nacional A, comandada por Paulo Macedo, prepara a participação na fase final da 17.ª edição da Copa do Mundo de Espanha, competição marcada para o período de 30 de Agosto a 14 de Setembro do ano em curso, ao passo que o "cinco" nacional B, às ordens de Emanuel Trovoada, projecta a participação na Taça Borislav Stankovic, de 30 de Julho a 10 de Agosto próximo, prova reservada aos campeões continentais.
Aspectos de ordem física dominaram a primeira semana de preparação das duas selecções, com o preparador físico, Pedro dos Santos, a ser o mais interventivo em relação aos treinadores.
Apesar da componente física ter dominado a primeira semana de trabalhos, os dois treinadores trabalharam igualmente nos aspectos técnicos e tácticos, com principal realce para as transições rápidas defesa-ataque.Paulo Macedo e Emanuel Trovoada vão aproveitar o prélio desta manhã para aferir as capacidades competitivas dos seus pupilos.Entretanto, o período da tarde está reservado ao descanso, devendo os trabalhos de preparação reatar na segunda-feira, com duas sessões de treinos.
 
Eurobasket
Selecção portuguesa testa com Alemanha

Depois de quatro semanas de treinos intensos, a selecção portuguesa de basquetebol vai começar a jogar. É já hoje, em Almada, que a equipa portuguesa defronta a Alemanha, em dois jogos de preparação, tendo em vista a fase de qualificação para o Eurobasket2015.
“Agora vem a fase que os jogadores gostam mais, com treinos mais curtos e jogos. Mas vamos ter dois encontros muito difíceis frente à Alemanha”, confessou  ontem o poste Miguel Queiroz, que se encontra na última fase de recuperação devido a fractura do dedo mindinho da mão esquerda.
As duas partidas com a equipa germânica vêm ao encontro do desejo do seleccionador luso, Mário Palma, em defrontar equipas teoricamente mais fortes.
“Era mais fácil jogar com o Luxemburgo, por exemplo, mas quero que a selecção defronte equipas que em condições normais nos ganhem, para nos aproximarmos do seu nível. É a única forma de evoluirmos e permitir que fiquemos em melhores condições de iniciar a qualificação”, disse, reconhecendo que a Alemanha é o adversário ideal. “Aguardo com expectativa os dois jogos com a Alemanha. para ver como reagem estes jovens, ainda sem qualquer experiência internacional, mas que trabalharam até aqui de uma forma extraordinária”, salientou.Entretanto, Miguel Queiroz não é o único jogador indisponível na equipa das quinas.
Mário Fernandes encontra-se também entregue aos cuidados dos fisioterapeutas Tiago Costa e José Moreira. No entanto, o base do Benfica deve ser opção para os dois jogos. “O Miguel, fisicamente, está bem. Tem um problema no dedo, mas vai estar disponível para jogar", adiantou o técnico Mário Palma.Portugal estreia-se na fase de qualificação para o Eurobasket2015, em Sines, no dia 10 de Agosto, frente à Hungria. Até lá, a selecção lusa cumpre um plano de jogos de preparação que começa hoje e amanhã, em Almada, frente à Alemanha. Depois, a equipa portuguesa – já com os 12 jogadores definitivos – viaja para Oberwart (Áustria) onde participa, de 25 a 27 deste mês, num torneio, juntamente com a Bulgária, Hungria e Áustria. Após este compromisso, a equipa portuguesa desloca-se a Torun (Polónia) para defrontar o Irão, a Suécia e a Polónia, entre 1 a 3 de Agosto, naqueles que são os últimos jogos de preparação.

No Luena
Provincial começa hoje

Seis equipas entre cadetes, juniores e seniores, estão inscritas até ao momento na associação provincial de basquetebol para disputarem a partir de hoje, sábado, no Luena, o campeonato provincial da modalidade.
Segundo a informação avançada ontem, no Luena, pelo vice-presidente da associação, Rotano António Tchinguli, que esclareceu que por se tratar de um campeonato-piloto, enquadrado na massificação da modalidade na província, as inscrições terminam ontem.
As equipas do Instituto de Administração e Gestão (IMAG), Instituto Nacional de Estatística (INE), São Bento, Projecto ROLIV, Dom Bosco, e Desportivo da Santa Rosa, são as que confirmaram a sua participação.
Quanto às quadras desportivas, Rotano Tchinguli afirmou que a prova vai decorrer nos campos do Centro Juvenil Dom Bosco, pavilhão da Escola Superior Politécnica do Moxico e nas instalações do Monumento à Paz.Explicou que após o fim do campeonato   segue-se mais uma “série”, que serve para escolher no final os melhores jogadores que vão formar um Misto do Moxico que vai competir no zonal de apuramento do próximo BAI BASKET.
Daniel Melgas, no Luena