Africa Basquetebol

10 junho 2014

CABO VERDE : Edy Walter vai mostrar-se no draft da NBA


Edy Walter vai mostrar-se no draft da NBA

O basquetebolista cabo-verdiano Edy Walter, que joga no Herbalife Gran Canária (Espanha), está na lista dos 77 novatos eleitos para o grande sorteio (draft) da maior liga do basquetebol mundial. Walter viajará para os Estados Unidos onde fará testes em diferentes equipas antes do tão esperado sorteio com vista à campanha de 2014/15.

A imprensa nos Estados Unidos está a destacar as qualidades deste jovem atleta e chega mesmo a coloca-lo entre os 20 melhores. Dos 77 escolhidos, 46 chegam das universidades americanas e 31 foram captados no estrangeiros. Walter Tavares da Veiga ou Edy Walter, de 22 anos, 2.20 metros de altura, é um dos “estrangeiros”. Começou a jogar quando tinha 17 anos e, em 2012, participou na sua primeira competição internacional. Foi convocado para o torneio de basquetebol da Zona II africana.
De lá para cá, este jovem, que é natural da ilha do Maio, descolou uma carreira internacional. Passou pelo UB La Palma Isla Bonita da Liga LEB Oro na Espanha, mas também CB Grand Canária da segunda divisão e agora está no Herbalife Gran Canária. Mas toda esta aventura começou quase por acaso. Edy Walter foi descoberto por um turista espanhol em Cabo Verde que ficou impressionado com a sua altura. Tirou uma foto ao jovem e enviou para os técnicos do CG Gran Canária para que aprendesse a jogar.
Depois de três anos, deu o salto para o UB LA Palma, da 2ª divisão. Hoje, em termos de projecção, está indicado pelo DraftExpress.com como escolha da equipa de Filadelfia. Já o NBADraft.net o coloca no Minnesota Timberwolves, enquanto o Fox Sports Ohio o vê no Cleveland Cavalieres.
Sobretudo o Cleveland Cavaliers e o Memphis Grizzlies estão a seguir de perto os passos do Edy Walter, que fez parte da selecção nacional na sua mais recente incursão no Afrobasket. A imprensa espanhola revela que no último fim-de-semana olheiros destas duas formações estiveram nas bancadas para tomar notas das qualidades deste gigante. Acreditam, por isso, que é desta que o basquetebolista vai dar o tão desejado salto para a liga de basquetebol norte-americano, a prestigiada NBA.
Depois de retirar o seu nome do último draft por entender que ainda precisava ganhar mais experiência, o poste está agora mais maduro e a despertar a cobiça de grandes clubes mundiais. O diário de Las Palmas, La Província, escreve que devido à sua grande margem progressão, o internacional cabo-verdiano de 2,20 metros poderá jogar no NBA no próximo anos, mas antes deverá passar pelo draft, um teste para as equipas verem as qualidades dos basquetebolistas que querem contratar.
C/Visãonews.com