Africa Basquetebol

14 maio 2014

ANGOLA : 1º de Agosto regressa às vitórias



Armando Costa finaliza mais uma ataque militar ante a presença do poste português
Fotografia: José Soares
Sem o extremo base, Cedrick Ison, norte-americano de nacionalidade, a formação do 1º de Agosto recebeu e venceu ontem, no Pavilhão Victorino Cunha, o Grupo Desportivo Interclube, por 89-69, desafio pontuável para a segunda jornada da terceira volta, oitava na geral, da "Final Four", colocando um ponto final ao ciclo de duas derrotas consecutivas.
Desprovido de uma das suas principais unidades, que diga-se, tem estado muito distante das suas reais capacidades na presente época desportiva, a equipa militar não teve dificuldades em vergar o seu opositor que já está fora da corrida do título da 36ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket.
Bastante pressionado, em face das duas derrotas que sofreu nas duas jornadas anteriores, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas entrou com algum nervosismo, o que permitiu o seu adversário liderar o marcador nos minutos iniciais do primeiro período. Com o internacional angolano, Armando Costa, em grande destaque, principalmente, nos lançamentos à longa distância, a equipa rubro e negra anulou a vantageme passou a liderar o marcador e ao cabo dos primeiros 24 minutos, os comandados de Paulo Macedo venciam já por 45-34.
Os militares que estavam proibidos de perder nesta ronda, voltaram a superiorizar-se no terceiro quarto, ante um Interclube que se mostrava bastante apático. A equipa militar conseguiu um parcial de 23-15, o que perfez 68-45 ao cabo do terceiro quarto. Com uma vantagem confortável de 19 pontos (68-49), a equipa rubro e negra limitou-se a aumentar a vantagem e a passagem do minuto nove, o marcador assinalava já 84-65.
Ante o domínio da equipa militar, o técnico Paulo Macedo aproveitou para colocar os jogadores menos utilizados, tendo em vista o desafio de amanhã, frente ao arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda. No final da partida, Alberto Babo (Interclube), reconheceu a superioridade do seu adversário, tendo prometido mais atitude nos próximos desafios. Por seu lado, Paulo Macedo afirmou que a vitória vai galvanizar o grupo que amanhã vai ter um desafio de capital importância, frente aos petrolíferos da capital, no Pavilhão Victorino Cunha.

LIBOLO VULGARIZA PETRO DE LUANDA 
Numa partida jogada sob o signo de equilíbrio, fundamentalmente, nos dois primeiros períodos, onde as duas equipas exibiram-se ao mais alto nível, foi mais forte a formação do Recreativo do Libolo nos quartos subsequentes, vergando o seu opositor por expressivos 121-90, em partida que marcou o enceramento da segunda jornada da terceira volta da "Final Four".
Com este triunfo, os libolenses continuam imparáveis na 36ª edição do BAI Basket, ao passo que os petrolíferos da capital disseram praticamente adeus ao título. Apesar da vitória, as duas equipas proporcionaram um bom espectáculo da "bola ao cesto" e ao cabo dos primeiros 24 minutos já tinham marcado mais de cem pontos (51-57).
No terceiro período, os petrolíferos da capital acabaram por ser vulgarizados, com os irmãos Morais a proporcionarem um festival de triplos. Norberto Alves  aproveitou para fazer descansar as suas principais unidades. Libolo continua no topo da tabela classificativa, agora com 15 pontos, contra 13 do 1º de Agosto, no segundo lugar. Atlético Petróleos de Luanda e Interclube ocupam os últimos lugares da classificação, com 11 e nove pontos respectivamente.

Nacional feminino
Misto da Huíla intensifica preparação

O Misto da Huíla em basquetebol sénior feminino intensificou a sua preparação com  vista o Campeonato Nacional da "bola ao cesto" e a Taça de Angola, competições que vão ser disputadas de 21 a 30 do mês em curso, na província de Benguela. Aspectos técnicos individuais combinados com a insistência no contra-ataque em virtude da equipa ser formada por atletas de baixa estrutura, dominam as sessões de treino orientadas por  Francisco Paulo Tchamwanga  “Estamos a  insistir mais  no contra-ataque porque a nossa equipa é baixa, o que é bom para as nossas atletas correrem  mais para tentar durante o jogo tirar vantagem ofensiva”, assegurou.  O técnico afirmou que as atletas têm consciência disso. Por isso, acredita que vão conseguir fazer uma boa participação neste campeonato.  Admitiu que o Sporting de Benguela por ser adversário no jogo de estreia é uma equipa a respeitar, apesar de ser constituída por atletas que ficaram muito tempo sem jogar. “É uma boa equipa apesar de ser constituída por  atletas que ficaram muito tempo sem jogar. Mas da última vez que estive em Benguela no clínic de treinadores pude observar que é um conjunto que está a trabalhar muito”, disse. Em entrevista ao Jornal dos Desportos, Francisco Paulo Tchamwanga, garantiu que o objectivo da participação da equipa huilana nesta prova consiste em melhorar o quinto lugar alcançado na edição passada.
 Afirmou que apesar da prova contar com sete formações,  as formações  de Luanda sobretudo o 1º de Agosto, Interclube e do  Maculusso, são favoritas “vamos fazer um campeonato entre o misto da Huíla, Sporting de Benguela e do Bié”. Da prova fazem parte  as equipas do 1º de Agosto, Interclube, Maculusso, Clube Universidade Lusíada, Sporting de Benguela e o Misto da Huíla.
Gaudêncio Hamelay- Lubango

Riso Seco  - Covilhã oferce primiero troféuO técnico angolano, Jaime Covilhã, ofereceu o primeiro troféu da época ao Clube 1º de Agosto, após ter derrotado na última segunda-feira no Pavilhão Victorino Cunha, o Grupo Desportivo Interclube, para a final do Campeonato Provincial de basquetebol sénior feminino de Luanda, por expressivos 68-47. O técnico Covilhã substituiu o selecciomnador nacional sénior feminino, Aníbal Moreira, do comando da equipa militar, respondeu de forma positiva a confiança que lhe foi depositada pela direcção do clube, liderada por Carlos Hendrick, que pretende ver quebrado o domínio da equipa adstrita à Polícia Nacional, fundamentalmente, em competições internas.
Apesar do resutado expressivo (68-47), o técnico vice-campeão africano em 2011, pela Selecção Nacional sénior masculino, reconheceu o potencial da turma da Polícia Nacional. "Tivemos pela frente uma grande equipa e não é por acaso,  que nos últimos tempos ganha quase tudo. Felizmente,  conseguimos neutraliza-las e creio que acabamos por ser superiores e a vitória não merece qualquer contestação", finalizou o técnico Jaime Covilhã  já começou a projectar a  participação no Campeonato Nacional, que este ano vai ter como palco, a província de Benguela. O "Nacional" vai decorrer de 21 a 31 do corrente mês.

BENGUELA ACOLHE PROVAS
A província de Benguela em colaboração com a direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol esmeram-se na criação de condições  para acolher de 20 a 31 do mês em curso, o Campeonato Nacional sénior feminino e a Taça de Angola da "bola ao cesto". Entretanto, para a Taça de Angola, a formação do Grupo Desportivo Interclube vai estar isenta da primeira eliminatória, que vai ser jogada a 20 do corrente, segundo faz saber o comunicado a que tivemos acesso, proveniente do órgão reitor da modalidade no país.
O Sporting Petróleos do Bié vai defrontar o Grupo Desportivo O Maculusso, a estreante Lusíada vai ter pela frente o Sporting Clube de Benguela, ao passo que o 1º de Agosto vai defrontar o Misto da Huíla. A eliminatória vai ser jogada a uma mão.
M.C