Africa Basquetebol

01 fevereiro 2014

ANGOLA : FAB participa nas despesas das equipas


Comité organizador da 28ª edição do Campeonato Nacional trabalha na criação de condições para a realização de uma boa prova exitosa
Fotografia: Jornal dos Desportos
O elenco de Paulo Madeira responde de forma positiva às inquietações levantadas pelos clubes, que alegavam indisponibilidade financeira para estar presentes no Campeonato Nacional da «bola ao cesto» a nível de senhoras que estava inicialmente agendado para o mês de Janeiro.
Na altura, a direcção técnica da FAB viu-se forçada a adiar a referida competição, remarcaram para o mês de Fevereiro, no período compreendido de sete a 15.

Entretanto, o governo provincial do Bié manifestou o desejo de apoiar as equipas que vão disputar a XXVIII edição do Campeonato Nacional, facto que minimiza as dificuldades das equipas.
A reunião técnica acontece a seis do mês em curso, a partir das 18h00, no Pavilhão do Sporting do Bié, palco dos jogos da edição 28 do “Nacional”.
Luanda vai fornecer o maior número de equipas, num total de quatro, nomeadamente, 1º de Agosto, actual campeã nacional, Grupo Desportivo Interclube, Grupo Desportivo O Maculusso e Juventude de Viana.
A província anfitriã (Bié) vai ser representada no magno evento pela formação do Sporting, ao passo que da cidade do Lubango, a representação é de um misto.
O comité organizador da XXVIII edição da prova esmera-se na criação de condições para que o certame decorra sem sobressaltos.
Depois das províncias de Benguela e Huíla terem acolhido os nacionais de juvenis e juniores respectivamente, o  Bié chama a si a organização do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores feminino.

Amanhã
Angola falha abertura da reunião da FIBA

Angola não vai estar presente no primeiro dia da reunião do Comité Central da FIBA-Mundo que sucede hoje em Espanha, palco da XVII edição do Campeonato do Mundo de basquetebol em seniores masculino.
A comitiva angolana, encabeçada pelo presidente de direcção da Federação Angolana de Basquetebol, Paulo Madeira, segue viagem hoje a partir das 21h00 para a Espanha. A viagem estava inicialmente marcada para ontem.

No decurso da reunião do Comité Central, o organismo que supervisiona a modalidade no mundo vai anunciar os quatro países beneficiados pelo «Will Cards» (convite), a fim de tomar parte da fase final da XVII edição do Campeonato do Mundo, competição a decorrer de 30 de Agosto a 14 de Setembro do ano em curso. A reunião do Comité Central da FIBA-Mundo estende-se até ao dia de amanhã.
Entre os 14 concorrentes que apresentaram as respectivas candidaturas para beneficiar dos «Will Cards» destaque para um representante do continente africano, no caso, a Nigéria, quarto classificado da última edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, prova disputada na Costa do Marfim.
Entretanto, o sorteio da XVII edição do Campeonato do Mundo acontece na segunda-feira, dia 3 de Fevereiro, em Madrid, uma das cidades escolhidas para albergar o magno evento a nível da “bola ao cesto”.
O seleccionador nacional, Paulo Macedo, vai testemunhar o sorteio da prova em Madrid.

Para o Campeonato do Mundo de Espanha estão já apuradas as seguintes selecções: Espanha, França, Lituânia, Croácia, Eslovénia, Ucrânia, Sérvia, México, Porto Rico, Argentina, República Dominicana, ANGOLA, Egipto, Senegal, Irão, Filipinas, Coreia, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos.                       
Melo Clemente

BAI Basket
Libolo em noite de recreio

O Líder incontestável da 36ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, agora com 20 pontos, contra 19 do 1º de Agosto, na segunda posição, defronta esta noite, a partir das 18h00, no Complexo do Dream Space, em Viana, a equipa do Progresso Associação Sambizanga, em desafio referente a segunda jornada da segunda volta do BAI Basket.
Dado a fragilidade do opositor desta noite, que ocupa nesta altura a penúltima posição da prova, com oitos pontos, Norberto Alves procura poupar as suas principais unidades, dá oportunidade aos jogadores que têm sido pouco utilizados na presente época desportiv
Depois de ter ultrapassado o Petro de Luanda na última sexta-feira, a quem venceu com alguma dificuldade, por 76-67, o Libolo vai aproveitar o desafio desta noite para amealhar mais dois pontos e manter-se de pedra e cal no comando do BAI Basket.
Carlos Morais, Olímpio Cipriano e Eduardo Mingas voltaram a destacar-se no grémio de Calulo, com 23, 14 e 12 pontos respectivamente.
Os jogadores acima referenciados são os responsáveis da excelente campanha dos actuais vice-campeões nacionais.
Ainda para a segunda jornada da segunda volta, o Atlético Sport Aviação (ASA) recebe às 16h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, o Futebol Clube Vila Clotilde, num embate em que os aviadores são claramente favori
 Em Benguela o Sporting local recepciona o Grupo Desportivo Interclube, partida marcada pelo signo do equilíbrio.
Ontem, os petrolíferos da capital superaram a modesta equipa do Clube Amigos de Viana e somaram 15 pontos no BAI Basket. Já o ASA ganhou o Progresso Associação Sambizanga.  
M.C