Africa Basquetebol

01 setembro 2013

ANGOLA : Hendeca campeã

                       
Angolanos evidenciam classe e conquistam edição número 27 do Campeonato Africano das Nações
Fotografia: M. Machangomgo/Abidjan
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol conquistou o seu 11º título africano, ao derrotar, ontem, no Pavilhão Palácio dos Desportos, a similar do Egipto por 57 - 40, em partida referente à 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, prova que decorreu de 20 a 31 de Agosto último.
Tal como se esperava, os egípcios dificultaram ao máximo as acções ofensivas dos hendecacampeões africanos, que nos minutos iniciais da partida, mostraram  uma certa apatia, principalmente, no capítulo defensivo.
Esta passividade permitiu à selecção do Magrebe terminar o quarto inicial com uma vantagem magra de um ponto de diferença (12-13). O extremo-base Carlos Morais, que tem sido uma das poucas unidades em produção sistemática, destacou-se nesta etapa de jogo.

Já no segundo período, as jogadas ofensivas passaram a ser liderada pelo Reggie Moore, auxiliado por Joaquim Gomes “Kikas” e Eduardo Mingas, que travaram uma luta acesa debaixo da tabela com o jovem Assem Marei, poste de apenas 20 anos de idade.
Os novos campeões africanos anotaram 16 pontos, contra oito do seu opositor, o que perfez 28-21, ao cabo dos primeiros 20 minutos. Com Reggie Moore em campo, a ordenar os seus companheiros para defesa pressionante a campo inteiro, a Selecção Nacional conseguiu criar dificuldades ao seu adversário, tendo conseguido uma vantagem de 13 pontos (36-23), quando restavam seis minutos para o fim do terceiro período.
Ante a incapacidade para ultrapassar a defesa a campo inteiro, os egípcios baixaram drasticamente de produtividade, ao contrário da Selecção Nacional, que teve em Carlos Morais a sua melhor unidade. Aliás, o desempenho do extremo-base do Petro de Luanda resultou do jogo colectivo produzido pelos agora hendecacampeões africanos.
A selecção do Egipto anotou apenas sete pontos contra 18 do combinado nacional. Com uma vantagem de 18 pontos (46-28), os pupilos de Paulo Macedo limitaram-se a gerir a vantagem, ante um Egipto que tentava repostar, mas sem a devida consistência, fruto da agressividade defensiva evidenciada pela Selecção Nacional.
A três minutos do fim, a claque angolana, que esteve em peso em Abidjan, já fazia a festa da conquista do 11º anel continental. Carlos Morais foi o cestinha do desafio com 21 pontos marcados, seguido de Eduardo Mingas e Reggie Moore, com 12 e 11 pontos.

FELICITAÇÃO
Presidente da República felicita campeões africanos
O presidente da República, José Eduardo dos Santos, felicitou ontem a selecção nacional de Angola de basquetebol sénior masculino, pelo seu décimo primeiro título de campeão africano, considerando este feito como simplesmente brilhante e fruto do génio do povo angolano.
Para o Chefe de Estado, a selecção angolana demonstrou as qualidades que caracterizam os angolanos: Determinação, coragem, imaginação e vontade de vencer, soube a Angop de fonte oficial.
Deste modo, o Presidente José Eduardo dos Santos felicita em nome do Governo e do povo angolano os atletas, técnicos e dirigentes da Federação Angolana de Basquetebol e todos aqueles que integram a delegação em Abidjan. A selecção nacional venceu ontem a final do Afrobasket’2013, ao bater o Egipto por 57-40 (28-21).

PALMARÉS
Angola lidera ranking

Com o título conquistado ontem, na Costa do Marfim, a Selecção Nacional elevou para 11 o número de troféus arrebatados, sendo por isso, a selecção mais titulada do continente africano. Egipto e Senegal têm cada cinco títulos africanos.

Edição               organizador             vencedor


I                             Egipto                       Egipto
II                            Marrocos                 Egipto
III                          Tunísia                     Marrocos
IV                          Marrocos                Senegal
V                            Egipto                      Egipto
VI                           Senegal                   Senegal
VII                         RCA                          RCA
VIII                       Egipto                      Egipto
IX                          Senegal                    Senegal
X                            Marrocos                 Senegal
XI                           Somália                    Egipto
XII                         Egipto                       Egipto
XIII                        C. Marfim                 C. Marfim
XIV                        Tunísia                     RCA
XV                         Angola                      ANGOLA
XVI                        Egipto                       ANGOLA
XVII                       Quénia                      ANGOLA
XVIII                      Argélia                     ANGOLA
XIX                         Senegal                    Senegal
XX                           Angola                     ANGOLA
XXI                          Marrocos               ANGOLA
XXII                        Egipto                     ANGOLA
XXIII                       Argélia                ANGOLA
XXIV                      Angola                 ANGOLA
XXV                       Líbia                       ANGOLA
XXVI                    Madagáscar            Tunísia
XXVII                 C. Marfim                  ANGOLA

DISTINÇÃO
Carlos Morais eleito MVP

O extremo-base do Petro de Luanda e da Selecção Nacional, Carlos Morais, foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, que ontem encerrou com a consagração da Selecção Nacional.
O internacional angolano, que foi a grande figura da final, tendo anotado 21 pontos, arrebatou ainda dois troféus individuais. O anúncio foi vivamente aplaudido por milhares de angolanos e não só que ontem lotaram o Pavilhão Palácio dos Desportos de Abidjan.
O internacional angolano, a par dos seus colegas de equipa, foi preponderante na excelente campanha que o combinado nacional realizou em Abidjan, tendo culminado com a conquista do título africano.
Eduardo Mingas também foi distinguido como um dos melhores postes da edição 27 do Afrobasket’2013.
MELO CLEMENTE | ABIDJAN

ESTREIA

Gildo e Reggie Moore são os novos campeões

Reggie Morre e Hermenegildo Santos são os novos campeões africanos pela Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, que em 2014, na Espanha, vai disputar a sua sétima presença em fases finais de um Campeonato do Mundo.
Carlos Almeida, capitão do cinco nacional, e Joaquim Gomes “Kikas” passam a ter agora sete títulos africanos na conta pessoal. Armando Costa, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas, somam agora quatro Afrobasket conquistados, ao passo que Milton Barros assegurou o seu terceiro anel continental. Mc

Paulo Macedo Angola
"Objectivo cumprido"

O seleccionador nacional, Paulo Macedo, considerou positivo a campanha que Angola realizou em Abidjan, que culminou com a conquista da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, e consequentemente o apuramento ao Campeonato do Mundo de 2014, a disputar-se em Espanha.
“Estamos todos de parabéns. Conseguimos alcançar o objectivo que traçamos para esta competição que era resgatar o título perdido em 2011 e o apuramento ao Campeonato do Mundo de Espanha”, finalizou Paulo Macedo que conquista o seu primeiro troféu como técnico da Selecção Nacional.  MELO CLEMENTE | ABIDJAN

Angola garante sétima presença
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol  vai disputar em 2014 a sua sétima presença numa fase final de  um Campeonato do Mundo da “bola ao cesto”, competição a ser realizada em cinco cidades espanholas.
Os decacampeões africanos  disputaram o primeiro Campeonato do Mundo em 1986, curiosamente, na Espanha, país com tradições a nível do desporto e em particular no basquetebol.
O domínio exercido pela Selecção Nacional durante as últimas duas décadas, isto a nível dos Campeonatos Africanos, fez com que os decacampeões africanos participassem com maior regularidade nas provas sob a égide da Fiba-Mundo.
Depois de ter sido convidado a fazer parte da maior festa do basquetebol em 1986, os angolanos conseguiram, por mérito próprio, alcançar o apuramento ao Campeonato do Mundo de 1990, na Argentina, fruto da conquista do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket.
Em 1994, no Canadá, os decacampeões africanos participaram pela segunda vez consecutiva, na qualidade de campeões africanos, terceira no geral.
O ciclo de participações em fases finais de um Campeonato do Mundo foiu interrompido em 1998, competição realizada na Grécia, em virtude do cinco nacional ter perdido o Campeonato Africano das Nações de 1997, prova disputada em Dakar, capital do Senegal.
Angola volta à alta roda do basquetebol mundial em 2002, em Indianápolis, Estados Unidos, seguindo-se as participações de 2006, no Japão e 2010, na Turquia
Sob a liderança do técnico Alberto de Carvalho “Ginguba”, os decacampeões africanos alcançaram a sua melhor classificação de todos os tempos, nono lugar, no Campeonato do Mundo de 2006, num universo de 24 selecções.
Em 2010, no Campeonato do Mundo da Turquia, os angolanos não conseguiram melhor do que um 15º lugar na tabela classificativa geral, num universo de 32 selecções, piorando deste modo, a prestação da edição anterior.
Com a qualificação para o Campeonato do Mundo de Espanha, marcado para 2014, o cinco nacional vai fazer a sua sétima presença numa fase final de um Campeonato do Mundo da “bola ao cesto”, sendo por isso, a selecção africana com mais presenças em competições do género.
MELO CLEMENTE | ABIDJAN

GRUPOS-
Seis cidades acolhem a prova
A fase final  do Campeonato do Mundo de basquetebol em seniores masculinos, que tem já assegurada a presença da Selecção Nacional, vai ser disputada em seis cidades espanholas, no período de 30 de Agosto a 14 de Setembro.
Bilbau, Sevilha, Granada e Las Palmas são as cidades que vão acolher a fase preliminar do Campeonato do Mundo. Em Bilbau, as partidas são disputadas no Pavilhão Bizkaia Arena, Palácio dos Desportos de San Pablo acolhe os jogos da cidade de Sevilha, Palácio dos Desportos de Granada alberga os desafios da cidade com o mesmo nome, ao passo que em Las Palmas os jogos são disputados no Palácio Multiusos.
Cada cidade acolhe três partidas por dia até ao final da fase preliminar do Campeonato do Mundo. As cidades de Barcelona e Madrid acolhem a fase final da competição que vai de 6 a 14 de Setembro de 2014.O jogo da final e as classificativas do terceiro e quarto lugares são disputados em Madrid.
MELO CLEMENTE | EM ABIDJAN

CHEGADA  -  Selecção regressa hoje ao país

O primeiro grupo de excursionistas angolanos chegou no final da tarde de ontem a Abidjan, cidade que acolhe desde o dia 20 do mês em curso a fase final da 27ª edição do Afrobasket, que encerra hoje.
A claque angolana, constituída maioritariamente por estudantes residentes na capital costa-marfinense está agora mais reforçada, com a chegada do primeiro grupo de excursionistas para apoiar os decacampeões africanos rumo à consumação do grande objectivo, que é a recuperação do título.
De acordo com as informações recebidas de Tony Sofrimento, director técnico da FAB, o segundo grupo de excursionistas deve chegar a Abidjan, palco do africano, nas primeiras horas da manhã de hoje. A excursão é uma organização do Movimento Nacional Espontâneo em parceria com o Ministério da Juventude e Desportos. 
MC

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º Angola
2º Egipto
3º Senegal
4º Costa do Marfim
5º Camarões
6º Cabo Verde
7º Nigéria
8º Marrocos
9º Tunísia
10º Ruanda
11º Moçambique
12º Argélia
13º RCA
14º Congo Brazzaville
15º Mali
16º Burkina Faso

DECEPÇÃO
Costa do Marfim falha mundial em casa

Contra todas as expectativas, a selecção da Costa do Marfim não conseguiu melhor do que um quarto lugar, ao perder ontem, frente ao Senegal, por 56-57, em partida para as classificativas do terceiro e quarto lugares, falhando desde modo, o apuramento para o Campeonato do Mundo de Espanha, a disputar-se em 2014.

Depois de ter realizado uma fase regular brilhante, os costa-marfinenses não conseguiram manter o nível competitivo durante a etapa derradeira da competição.

A formação caseira sucumbiu nas meias-finais, frente aos decacampeões africanos, com quem perderam por 59-66 e, ontem, frente ao Senegal não tiveram forças suficientes para travar os senegaleses, apesar do grande apoio que receberam do seu público.

A vitória ajusta-se perfeitamente por aquilo que as duas selecções produziram durante os 40 minutos regulamentares. No final da partida a desilusão tomou conta do banco da selecção da Costa do Marfim e do público nas bancadas que ainda assim, não deixaram de aplaudir os Elefantes, designação oficial do combinado da Costa do Marfim.

Angola, Egipto e Senegal são os embaixadores do continente africano no Campeonato do Mundo, que em 2014 vai decorrer em cinco cidades espanholas.

Angola, Egipto e Senegal são os embaixadores do continente africano no Campeonato do Mundo, que em 2014 vai decorrer em cinco cidades espanholas.
MELO CLEMENTE | ABIDJAN