Africa Basquetebol

30 julho 2013

CABO VERDE : Tubarões Martelo realizam amistoso com a Bridgewater University

Os “Tubarões‑Martelo” enfrentam, no próximo dia 2 de Agosto, a equipa norte-americana de Bridgewater University, no primeiro grande teste da selecção cabo-verdiana para o Afrobasket-2013. O amistoso acontece no polidesportivo de Monte Sossego e marca a estreia dos selecionados de Alex Nowra na ilha de S. Vicente, facto que está a gerar uma forte expectativa entre os amantes da modalidade.

Tubarões Martelo realizam amistoso com a Bridgewater University
“Há muito que aguardamos este momento, porque S. Vicente quer também exprimir o seu apoio à nossa seleção de basquetebol. É uma oportunidade para vermos um outro nível competitivo e um grande estímulo para os jogadores de formação”, comenta o técnico Kula Monteiro.
Em princípio, os “Tubarões-martelo” estarão na sua máxima força no jogo com os universitários norte-americanos. Segundo Meno Costa, Secretário da FCBB, os reforços Jeff Xavier, Winny, Dimitri Coronel e Shane da Rosa chegam a Cabo Verde nos próximos dias para integrarem os treinos da selecção, que iniciaram no dia 15 de Julho, na cidade da Praia.
“Aquilo que ainda nos preocupa neste momento é a parte financeira, mas a participação no Afrobasket não está em causa”, assegura Meno, salientando que, até o momento, a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol fechou acordo de patrocínio apenas com a CV Multimédia, parceira da selecção há dez anos.
Depois de S. Vicente, os Tubarões-martelo e a Brigdewater University têm um segundo encontro, agora na cidade da Praia, no dia 4 de Agosto. A selecção permanece na Capital até 14 de Agosto, data em que viaja para a Costa do Marfim, palco do Afrobasket, via Senegal.
Desde o dia 15 de Julho que os atletas estão submetidos a um treino intensivo, no pavilhão Vavá Duarte. Depois da performance demonstrada nos jogos de apuramento, Cabo Verde deposita toda a confiança na prestação dos “tubarões” na Costa do Marfim.
No entanto, como adverte o capitão Marito Correia, os jogos do Afrobasket são mais exigentes que os de apuramento. Além disso, Cabo Verde está no grupo C, juntamente com Angola, Moçambique e a República-Centro Africana. Destes três adversários, Angola desperta mais respeito, mas os outros não são de menosprezar, segundo Marito.
O objectivo dos rapazes de Alex Nowra é chegar ao pódio do Afrobasket, ficando entre os três primeiros classificados. A 27ª edição do Afrobasket decorre de 20 a 31 de Agosto, na capital da Costa do Marfim, com a participação de dezasseis selecções africanas.