CABO VERDE : Ivan Almeida 100% com os “Tubarões Martelo”
Ivan Almeida, melhor basquetebolista cabo-verdiano da actualidade, é a grande novidade nos convocados do seleccionador nacional Alex Nwora para o Afrobasket’2013, que acontece de 20 a 31 de Agosto, na Costa do Marfim. Ele, que já tinha aventado a possibilidade de faltar ao chamado por causa da sua participação no Summer League e nos Workouts – dois testes para entrar na NBA -, não conseguiu o principal objectivo por razões financeiras e adiou o sonho para o próximo ano. O internacional cabo-verdiano entretanto foi contratado pelo Lille Metropole, da França, e depois de gozar um período de férias foi dos primeiros a chegar e está a 100% com os “Tubarões Martelo”.
“Estou em Cabo Verde desde o dia 3 de Julho. Antes, estive de férias e assinei com o Lille de França nos finais do mês de Maio. A falta de condições financeiras não permitiu a minha participação nos testes para entrar na NBA, pelo que tive de adiar o sonho para o próximo ano. Mas a França também era um dos meus objectivos. As expectativas são elevadas e espero começar a trabalhar lá, integrar o grupo e dar o meu melhor”, anseia Ivan Almeida.
Mas o núcleo duro dos “Tubarões Martelo” é o mesmo que brilhou no Torneio da Zona II, que aconteceu no ano passado, na Praia. Assim, o seleccionador Alex Nwora voltou a chamar Rodrigo Mascarenhas, Marito Correia, Joel Almeida, Betinho, Edy Walter Tavares, Kevin “Kony” Carvalho e Bryan Rudolph, que chega no dia 5 de Agosto. E porque o Afrobasket é uma competição muito mais exigente, o técnico reforçou o plantel com Michel, Dany, Braima, Shane da Rosa e Dimitri Coronel. Viny Lima deverá chegar esta segunda-feira e Jeff Xavier no dia 5 de Agosto.
Apresentação com Misto da Praia
Após um período de adaptação, os “Tubarões Martelo” agora treinam as jogadas, os lançamentos e a técnica individual. Tudo para surpreender os adversários do Grupo C do Afrobasket: Angola, Moçambique e República Centro Africana. No dia 2 de Agosto, em S. Vicente, e no dia 4, na Praia, a selecção faz jogos-treino contra um combinado que inclui atletas da Universidade de Bridgewater, dos Estados Unidos.
A apresentação aos adeptos acontece no dia 8 de Agosto, frente a um Misto da Praia. No dia 10, a turma nacional parte para o Senegal, onde também fará jogos treino com a selecção local. A chegada à Costa do Marfim, a terra de todos os sonhos, está agendada para o dia 14 de Agosto, seis dias antes do arranque da maior prova de basquetebol no continente africano.
O presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), Kitana Cabral, defende que os “Tubarões Martelo” estão numa fase bem adiantada da preparação, uma vez que já se encontra na Praia cerca de 85% dos convocados. Questionado, entretanto sobre o financiamento desta aventura africana, o líder federativo fecha-se em copas.
Kitana Cabral diz apenas que ainda continua a negociar com algumas empresas para angariar os cerca de 20 mil contos necessários para Cabo Verde brilhar mais uma vez no Afrobasket e, quem sabe, juntar à medalha de bronze outra ainda mais valiosa.
Kitana Cabral diz que os demais problemas, nomeadamente os desentendimentos com o Lille, a nova equipa de Ivan Almeida, já foram resolvidos. “Foram dificuldades de comunicação, já está tudo resolvido. Prova disso é que o Ivan está 100% com a selecção, que treina todos os dias no gimnodesportivo Vavá Duarte", diz Kitana.
Ricardino Pedro
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home